O empresário Antônio Augusto Amaral de Carvalho, mais conhecido como Tuta, morreu nesta segunda-feira (4/11), em São Paulo, aos 93 anos. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês.
Tuta é filho de Paulo Machado de Carvalho e foi diretor-presidente do Grupo Jovem Pan entre 1973 e 2014. O jornalista e empresário é parte da história do rádio brasileiro.
A informação foi confirmada pela própria Jovem Pan, em nota: “É com imenso pesar que o Grupo Jovem Pan anuncia o falecimento de Antônio Augusto Amaral de Carvalho, aos 93 anos. Fundador da Jovem Pan, Seu Tuta, ícone da comunicação, revolucionou a história da Rádio Jovem Pan e marcou época na televisão. Ele estava internado no hospital Sírio Libanês com a saúde debilitada. Pai, marido, avô, bisavô e querido por centenas de funcionários. Antônio Augusto Amaral de Carvalho começou a entrar para a história já nos tempos da TV Record. Seu Tuta imortalizou a frase: “Ninguém faz sucesso sozinho’”.
Antônio Augusto Amaral de Carvalho nasceu em São Paulo no dia 28 de abril de 1931 e começou a carreira em 1949 na Rádio Panamericana, que fazia parte do Grupo Record. Ele assumiu a direção-geral da emissora 3 anos depois, em 1952.
Em 1953 ajudou o pai, Paulo Machado de Carvalho, a criar a terceira emissora paulista, a TV Record.
Em 1966, ele comandou a transformação da Panamericana em Jovem Pan. Dez anos depois, o Grupo Jovem Pan de Comunicação inaugurou, no dia 1º de julho, a Jovem Pan 2 FM, que passou a ser dirigida pelo filho de Tuta, Antônio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha.
Tuta também foi idealizador e comandou os programas que impactaram gerações, no rádio e na televisão. Na década de 1960, na TV Record, criou os festivais, que além de marcarem época, contribuíram para a explosão de movimentos como a Tropicália e a Jovem Guarda. Nessa trilha de êxito, ele formatou programas como a “Família Trapo”, que tinha no elenco estrelas como Jô Soares, Hebe Camargo e Ronald Golias.
Antônio Augusto Amaral de Carvalho recebeu 10 Troféus Roquette Pinto, 3 Troféus Governador do Estado e 2 Troféus TV Tupi por seus trabalhos no rádio e na televisão.