BRASIL
Moraes manda extraditar 63 brasileiros foragidos na Argentina
Atendendo a um pedido da Polícia Federal, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou, na noite dessa terça-feira (15/10), a extradição de 63 brasileiros que estão foragidos na Argentina. Todos eles são investigados na Operação Lesa Pátria, por envolvimento nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando bolsonaristas invadiram a Praça dos Três Poderes e depredaram as sedes do governo federal, do Congresso e do próprio Supremo.
Os brasileiros tiveram o paradeiro mapeado no país vizinho pela PF, que repassou os dados ao STF. Com isso, o relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, encaminhou o pedido de extradição ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), ligado ao Ministério da Justiça.

Em seguida, a solicitação vai ser direcionada ao Ministério das Relações Exteriores, que é o responsável por fazer o contato com as autoridades argentinas.
Investigados
Todos os alvos do pedido de extradição são investigados na Operação Lesa Pátria, por envolvimento nos ataques golpistas de 8 de janeiro do ano passado.
Segundo o inquérito da PF, esse grupo deixou o Brasil pela fronteira a pé ou de carro e, alegando perseguição política, buscava pedir refúgio ao governo de Javier Milei.
Há cerca de três meses, o governo argentino repassou ao Itamaraty uma lista com dados de brasileiros condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro que ingressaram no país vizinho e são considerados foragidos.
No encalço de Eustáquio
Também nesta terça, Alexandre de Moraes encaminhou ofício ao Ministério da Justiça e Segurança Pública em que pede a extradição do jornalista e blogueiro Oswaldo Eustáquio. O pedido foi encaminhado ao Itamaraty, que dará andamento ao processo junto ao governo da Espanha.
No Brasil, Oswaldo Eustáquio é acusado de promover e incentivar atos antidemocráticos que pediam o fechamento do STF e do Congresso e é considerado foragido da Justiça. Em 2023, o ministro Alexandre de Moraes ainda determinou a inclusão do nome do jornalista na lista de procurados pela Interpol. Eustáquio está há um ano e meio na Espanha, onde pediu asilo.
-
GERAL4 dias agoMotorista de aplicativo é obrigado a gravar despedida e citar nomes antes de ser executado a tiros; Veja Vídeo
-
GERAL4 dias ago“TENHO CARA DE OTÁRIO?” Corno pega a mulher peladona com outro homem no Motel; Veja Vídeo
-
GERAL4 dias agoProstituta filma empresário após suposto calote em boate: ”Dá tchauzinho pra sua esposa”; Veja Vídeo
-
CIDADES3 dias agoABSURDO IMAGENS FORTES: Filho de 12 @nos agredindo a própria mãe após pedir mais comida e ouvir “não”; VEJA VIDEO
-
GERAL4 dias ago“Aqui ó, no meio das minhas perna”: Travesti expõe companheiro em vídeo após descobrir relacionamentos paralelos; Veja Vídeo
-
VÍDEOS3 dias agoIMAGENS FORTES: homem mata criança de 2 anos após mãe recusar pedido de casamento; suspeito troca tiros com a polícia e é preso
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoExpolucas 2026: saiba qual é uma das atrações confirmadas para o evento
-
CIDADES3 dias agoIMAGEM FORTE; Jovem é encontrada morta nos fundos de casa e marcas no pescoço levantam suspeita de estrangulamento






