BRASIL

PF e EUA atuam em conjunto para desmonte de contrabando de pessoas

Publicado em

Os migrantes era destinados para o território norte-americano
reprodução/pf
Os migrantes era destinados para o território norte-americano

A Polícia Federal, juntamente ao governo dos Estados Unidos, deflagrou nesta segunda-feira (13) a operação Yankee, que visa combater “crimes de organização criminosa, contrabando de migrantes e lavagem de dinheiro”. As investigações começaram em junho 2021, ao qual analisam um esquema ilícito de contrabando de pessoas para o território norte-americano. 

Ao todos estão sendo cumpridos dez mandados de busca e apreensão, cinco de prisão preventiva e um de prisão domiciliar. Há também a inclusão de quatro suspeitos na lista de Difusão Vermelha da Interpol e o bloqueio de cerca de R$ 8 milhões. Os estados brasileiros em que a operação está atuando é o de Rondônia, Amazonas, Tocantins e Goiás.

A Agência de Investigação e Segurança Interna dos Estados Unidos (HSI, na sigla em inglês) é o braço norte-americano que está cooperando na investigação, além da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília.

As investigações em território brasileiro se iniciaram após a detecção de cidadãos brasileiros envolvidos no esquema ilícito de envio de pessoas para os Estados Unidos, ao qual a organização era sediada em Rondônia. Desde então, a embaixada tem cooperado com a PF para o andamento das investigações.

Em um comunicado divulgado à imprensa, a PF diz que “obteve, através do afastamento dos sigilos dos investigados, elementos que comprovam a atuação da organização criminosa e os ganhos financeiros obtidos com a promoção ilegal da migração”.

Segundo a PF, foram identificados ao todo 444 vítimas do esquema de contrabando, no período entre 2019 e 2022, mas que o número deve subir após a análise do material apreendido pela instituição

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

Anúncio


Fonte: IG Nacional

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA