BRASIL
Telecentros da Prefeitura batem a meta de 1 milhão de capacitações
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), completou 1 milhão de capacitações, realizadas entre o início de 2021 e o último dia 30 de novembro. Com este resultado, foi batida a Meta 60 do Plano de Metas, de capacitar 300 mil cidadãos nos equipamentos do Telecentro.
O objetivo do programa é assegurar o acesso à internet como direito fundamental, promover a inclusão digital e a expansão da economia criativa na cidade. A Prefeitura de São Paulo conta com 130 unidades em funcionamento, sendo que três delas foram inauguradas pelo prefeito Ricardo Nunes neste ano: Telecentro Casa Mulher Paulistana – Grajaú, em 8 de março; Telecentro CEU Heliópolis, em 9 de junho; e Telecentro LGBTQUIA+ Centro de Cidadania Laura Vermont, localizado em São Miguel Paulista, no dia 4 de agosto.
Foram modernizados dez desses espaços: Telecentro Pessoa em Situação de Rua, na Mooca; Propav – Jaraguá; CEU Jaguaré; CEU Sapopemba; CEU Guarapiranga; e Governador Mário Covas, na Brasilândia. As unidades CEU Uirapurú, CEU Feitiço da Vila, CEU Cantos do Amanhecer e Centro Cultural Cidade Tiradentes integram a lista. Está sendo realizada a expansão em 12 unidades nos novos CEUs e outros dois em parceria com organizações sociais.
Estrutura
Todas as unidades disponibilizam acesso a computador com internet para a população e agentes mediadores. Esses profissionais auxiliam os usuários na navegação pela rede mundial de computadores e se dedicam ao letramento digital da população. São espaços para aprender, produzir, consumir e empreender.
Além de atividades para capacitação com cursos, palestras e oficinas sobre ferramentas digitais, programação e empreendedorismo, os principais serviços são o uso livre individual ou em grupo, atendimento e orientação aos usuários dos equipamentos, somados à oferta de espaço de trabalho compartilhado (coworking).
Características próprias
De acordo com a região onde estão inseridas ou de outros equipamentos públicos próximos, como CEUs, Clubes Esportivos e Bibliotecas, as unidades têm características próprias. Por isso, reúnem ainda serviços que atendem públicos específicos como infantojuvenil, idosos, pessoas em situação de rua, imigrantes, pessoas com deficiência e adultos.
Fonte: IG Nacional
-
GERAL4 dias agoMotorista de aplicativo é obrigado a gravar despedida e citar nomes antes de ser executado a tiros; Veja Vídeo
-
GERAL4 dias ago“TENHO CARA DE OTÁRIO?” Corno pega a mulher peladona com outro homem no Motel; Veja Vídeo
-
GERAL4 dias agoProstituta filma empresário após suposto calote em boate: ”Dá tchauzinho pra sua esposa”; Veja Vídeo
-
POLÍCIA7 dias agoFilho mata a própria mãe e é executado horas depois por “tribunal do crime”
-
CIDADES3 dias agoABSURDO IMAGENS FORTES: Filho de 12 @nos agredindo a própria mãe após pedir mais comida e ouvir “não”; VEJA VIDEO
-
GERAL4 dias ago“Aqui ó, no meio das minhas perna”: Travesti expõe companheiro em vídeo após descobrir relacionamentos paralelos; Veja Vídeo
-
VÍDEOS3 dias agoIMAGENS FORTES: homem mata criança de 2 anos após mãe recusar pedido de casamento; suspeito troca tiros com a polícia e é preso
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoExpolucas 2026: saiba qual é uma das atrações confirmadas para o evento






