CIDADES
Após flexibilização, menos da metade da população de MT tem ficado em casa
A recomendação é para que todos fiquem em casa, contudo, não é essa medida que quase metade dos mato-grossenses tem seguido. Isso porque, de acordo com um ranking divulgado por uma empresa de software no último domingo (3), Mato Grosso ocupa atualmente o 25º lugar entre os Estados no cumprimento do isolamento social. A liderança ficou com o Rio de Janeiro, 61,18%, onde as medidas de quarentena têm sido endurecidas.
O resultado coloca o Estado como o penúltimo a cumprir a medida de prevenção ao novo coronavírus. Segundo os dados, apenas 48,63% da população ficou em casa. Em último lugar fica o Estado vizinho, Mato Grosso do Sul, com 47,49% do isolamento social.
As medidas do isolamento começaram a ser aplicadas por meio de decretos do Governo de Mato Grosso e da Prefeitura de Cuiabá no fim de março. Contudo, os efeitos das restrições começaram a ter efeito a partir da segunda semana de abril, quando o índice de isolamento foi de 55,62%.
A maior alta foi registrada no dia 19 de abril, quando 58,57% das pessoas permaneceram em suas residências no Estado. Contudo na mesma semana, o Poder Executivo começou a afrouxar algumas regras e liberação parcial para o funcionamento do comércio. Com isso, a taxa de isolamento despencou, registrando 40,18% no dia 26 de abril.
Basta observar os dados 05/04 (38,33%), 12/04, (55,62%), 19/04 (58,57%), 26/04 ( 40,18%), 03/05 ( 48,63%).

De acordo com secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, os casos do Covid-19 terão um aumento significativo devido à volta do povo às ruas, aumentando as chances da transmissão comunitária. “Com certeza será uma conjunção de fatores. A flexibilização amplia o risco de contaminação e o frio é um fator de risco para aumento de gripes, influenzas, pneumonias e outro problemas respiratórios. Infelizmente, quando não se cumpre uma medida temos que aumentar a nossa assistência. Temos que aumentar números de leitos, enfermaria e UTIs. Infelizmente será assim”, comentou.
Atualmente Mato Grosso tem 344 confirmados de Covd-19 e 13 óbitos.
Folha Max
-
LUCAS DO RIO VERDE2 dias agoExclusivo: vídeo mostra momento em que homem esfaqueia vítima durante confusão; um morreu e três ficaram feridos
-
LUCAS DO RIO VERDE4 dias agoSaiba quem é a mulher morta com 16 facadas pelo ex-companheiro em MT
-
LUCAS DO RIO VERDE2 dias agoBriga durante bebedeira termina com um morto, quatro esfaqueados e homem preso em Lucas
-
LUCAS DO RIO VERDE6 dias agoVacina contra a gripe é liberada para toda a população em Lucas do Rio Verde; veja onde se vacinar
-
LUCAS DO RIO VERDE1 dia agoExclusivo: vídeo mostra homem arrastando adolescente e desferindo vários golpes de faca; vítima morreu
-
LUCAS DO RIO VERDE2 dias agoLucas do Rio Verde: juiz aciona MPs após comentários pedirem expulsão de nordestinos de MT e caso pode virar investigação por xenofobia
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoHomem chama esposa de “vagabunda” e “safada” e a espanca com cabo de vassoura em Lucas
-
LUCAS DO RIO VERDE1 dia agoExclusivo: suspeito de matar adolescente a facadas deixou filha de 4 anos sozinha em casa