Um cachorro abandonado com ferimentos na região do olho esquerdo foi resgatado na sexta-feira (15), no bairro São Matheus, em Várzea Grande. A Organização de Proteção Animal de Mato Grosso (OPA-MT) pede ajuda para arcar com os gastos dos exames e tratamento veterinário.
A coordenadora da OPA, Michelle Scopel, conta que o resgate do animal, batizado de Matheus – nome do bairro em que foi resgatado -, ocorreu após uma pessoa pedir ajuda pelo Facebook. Uma equipe foi até o local e encontrou o animal bastante debilitado, com quatro buracos na região da face e com larvas vivas. Ele foi encaminhado para tratamento na Pet Market, parceira do site e que atende os animais resgatados pela OPA.
Após exames, o cachorro foi diagnosticado com câncer, TVT (Tumor Venério Trasmissível). Os resultados de outros exames são aguardados para iniciar o tratamento. Ainda não se sabe se os buracos no rosto foram ocasionados pelo câncer.
“Ontem ele tomou remédio para matar as larvas e hoje cedo ainda tinha um pouco de larva viva, mas a tendência é que saia tudo com a medicação. Agora, estão sendo feitos os exames de sangue para ver se ele pode começar a quimioterapia. Mas ele está com a respiração bem comprometida, não sente cheiro e nem gosto, não está se alimentando bem, teve vômitos”, conta Michelle.
Segunda a coordenadora da OPA, Matheus continuará internado na clínica veterinária porque não pode ter contato com outros animais, pois o TVT é transmissível.
Para que o tratamento continue, a Opa pede ajuda. Quem quiser colaborar com o Matheus, pode ir diretamente na clínica Pet Market que fica na rua Major Gama, n° 100, bairro Goiabeiras, em Cuiabá, ou depositar na conta da coordenadora da OPA, Michelle Scopel, nas opções:
?Banco do Brasil – Cc 17513-7; Ag 2128-8; CPF 893 314 271 15
?Caixa Econômica Federal – Ag 1695; Op 013; Conta poupança: 55657-7
?Banco 260 Nu Bank Nu pagamentos S.A; Agência 0001; conta: 5187096-6
O comprovante do depósito deve ser enviado por direct no Instagram da Opa para ajudar no controle das despesas junto à clínica.
Doações
Michelle conta que as doações diminuiriam significativamente nos últimos meses devido à pandemia do novo coronavírus, o que está comprometendo a vida de mais de 200 animais que estão abrigados na instituição.
Ela conta que as doações são para pagar aluguéis, ração, remédios, funcionários e materiais de limpeza.
“Está na época de vacinar os animais e a gente não tem condições de pagar todas as vacinas. O gasto é alto e os animais correm risco de pegar doenças”, disse.
Atualmente, a OPA abriga mais de 200 animais, sendo 95 cães e mais de 120 gatos.
Quem quiser conhecer melhor o trabalho da organização acesse a página no Instagram.
TEXTO: REPORTER MT