CUIABÁ

Acesso ao mercado de trabalho de PCD é tema de Tribuna Livre

Publicado em

26/10/2023
Acesso ao mercado de trabalho de PCD é tema de Tribuna Livre
A vereadora Maysa Leão (Republicanos) trouxe Alexandre Soledade, pesquisador pelo Instituto de Saúde Coletiva da UFMT, mestrando em políticas em Gestão em Saúde, educador, fisioterapeuta, administrador, pai atípico do Augusto e da Sophia para usar a tribuna livre desta terça (24). Alexandre pesquisa ao autismo na fase adulta e trouxe dados para Câmara sobre a dificuldade da inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
“Sinto-me lisonjeado em ser convidado aqui para rapidamente abordar um tema de profunda relevância e urgência: Os impactos do que é feito (ou não feito) hoje, ou feito no ontem, sobre ações e medidas a favor da autonomia e independência de pessoas com deficiência no que tange a acesso ao mercado de trabalho”, disse o pesquisador Alexandre na Tribuna, ao introduzir o tema de sua fala.
A parlamentar aproveitou a vinda do Alexandre para falar sobre o seu projeto de Lei que tramita na casa que institui o cadastro profissional das pessoas com deficiência. “Muitas empresas alegam que não dão o acesso ao trabalho porque não tem o cadastro dessas pessoas”, relatou a vereadora Maysa, que sonha que este cadastro exista na cidade de Cuiabá.&nbsp
&nbsp
“Alexandre está conduzindo um estudo de mestrado sobre o autismo na fase adulta, isso transformará certamente o campus da UFMT e a nossa sociedade mato-grossense. Agradeço a sua dedicação”, disse Maysa no Plenário, após o Alexandre apresentar seu estudo na Tribuna. Segundo o pesquisador, há 9,3% de pessoas com deficiência no estado, e apenas 26% dessa população está no mercado de trabalho. Temos 74% dos PCDs de Mato-Grosso precisando de acessibilidade e oportunidade.
Da Assessoria

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Projeto que propõe Dia Municipal da Equidade Escolar vai para 2ª votação

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA