CUIABÁ

Maysa homenageia 1º advogado registrado na OAB-MT e advogada vítima de feminicídio

Publicado em

18/08/2023
Maysa homenageia 1º advogado registrado na OAB-MT e advogada vítima de feminicídio
A&nbsp vereadora Maysa Leão (Republicanos) realizou nesta segunda-feira (14), duas Sessões Solenes em alusão ao Dia do Advogado, comemorado oficialmente no dia 11 de agosto. As cerimônias foram realizadas no plenário da Câmara de Vereadores de Cuiabá e reuniu mais de 140 profissionais da área.
“O Direito é uma das vertentes que garantem o acesso à Justiça no nosso país. É um trabalho árduo, contínuo e que merece total reconhecimento, são doutores desde os tempos de Dom Pedro, não de uma forma classista, mas justa. Passar na OAB é uma verdadeira Via Crúcis, seguir na profissão é estar em eterno aprendizado” afirmou a vereadora Maysa Leão.
A sessão foi marcada pela emoção dos profissionais, também colegas da&nbsp advogada Cristiane Castrillon da Fonseca Tirloni, de 48 anos, que foi assassinada no domingo (13), em Cuiabá.
“Cristiane era minha amiga há mais de 20 anos. Vasculham o comportamento da mulher para culpar ou justificar um feminicídio. Se nós não fazemos nada ilícito, nada imoral, por que as mulheres são mortas e depois de mortas, a sociedade invés de discutir o criminoso, discute a mulher?, questionou Glaucia Amaral, presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-MT.
Presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, destacou que as advogadas já são maioria na área do direito. Atualmente a OAB conta com 673 mil mulheres registradas na instituição.
“A advocacia brasileira hoje é mais feminina e tende a ser cada vez mais. Então, nós precisamos sim desse reconhecimento, colocando as mulheres em lugares de destaque, nas mesas de decisões e isso é essencial. Não estamos em disputa com os homens, mas caminhamos juntos para uma sociedade mais justa e a igualdade nós levará a isso”.
Os homenageados receberam Moção de Aplausos e destacaram os desafios da profissão.
“Passamos por muitas situações em que nossa profissão é colocada à prova. Temos uma instituição, uma classe muito forte. A OAB sempre nos respaldou e nos deu toda essa possibilidade de exercermos a nossa profissão, que nada mais é do que representar a nossa sociedade”, salientou a advogada Clarissa Lopes.
Ana Karina Adrien é neta de Jesus Lange Adrien, primeiro advogado a ser registrado na Ordem dos Advogados Seccional Mato Grosso (OAB-MT).
“Estou muito feliz em receber essa homenagem e também poder homenagear o meu avô. Aqui ele fez sua brilhante carreira de advogado na área criminal e hoje se tornou parte da história da OAB. É um privilégio receber essa honraria em seu nome”, disse Ana Karina.
Após 11 anos na Vara Especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Cuiabá, o juiz Jamilson Haddad Campos, foi promovido para atuar no Juizado Cível.
Para ele, a homenagem na Sessão Solene reforça os bons resultados de sua atuação profissional. “Sou muito grato à vereadora Maysa por lembrar-se de cada um de nós. Estou me sentindo muito honrado e quero parabenizar a todos os colegas por contribuírem na construção de uma sociedade mais justa”, disse Jamilson Haddad.
Da Assessoria

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Médico Guilherme Salomão assume a gestão da Secretaria Municipal de Saúde

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA