Em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (12), o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o vice-prefeito e secretário de Obras, José Roberto Stopa, e tambem o secretário de Governo, Luis Claudio, além de outras personalidades públicas, foram homenageadas com o recebimento do diploma “Amigo da Capitania”, pela Capitania Fluvial de Mato Grosso (CFMT)- da Marinha do Brasil.
Conforme o capitão de Fragata e capitão dos Portos, Jorge Henrique Correia de Sá, o diploma reconhece e agradece àqueles que contribuem para a continuidade e aprimoramento dos serviços da força naval.
“É a primeira edição que realizamos do “Amigos da Capitania” e foi uma iniciativa necessária para materializar todo agradecimento que a Marinha do Brasil tem às pessoas que ajudam na missão da Capitania. É uma missão árdua, fazemos fiscalizações, resgates, orientamos os navegantes pela segurança da navegação e prevenção da poluição hídrica e para salvaguarda da vida humana em um estado que é o terceiro maior do país e o 9º maior da América. E ver essas pessoas e personalidades ajudando a capitania, traz gratidão à nossa tripulação porque o bem que é feito, se multiplica para ajuda aos mato-grossenses”, destacou Henrique.
Lisonjeado, o vice-prefeito José Roberto Stopa, que também representou o prefeito Emanuel na cerimônia, agradeceu o reconhecimento da instituição. “O prefeito Emanuel Pinheiro e eu, ficamos muito agradecidos pelo reconhecimento da força naval, que é extremamente importante para o nosso país, principalmente na questão ambiental, na prevenção da poluição hídrica, dos nossos rios”, comentou Stopa.
O secretário de Governo, Luis Claudio, completou agradecendo o reconhecimento e destacando os esforços da instituição para a defesa nacional, salvaguarda da vida humana, a segurança da navegação e prevenção da poluição hídrica e demais. Além disso, destacou que a Prefeitura de Cuiabá mantém conversação com a Capitania Fluvial de Mato Grosso, para que ela seja parceira no projeto de arborização da cidade.
“É uma grande honra receber esse reconhecimento da Marinha do Brasil e, a Prefeitura de Cuiabá está sempre de portas abertas para que possamos fazer com que os nossos rios continuem preservados. Queremos que a Capitania Fluvial seja nosso parceiro no projeto de arborização, que pretendemos realizar nas margens dos nossos rios”, concluiu.