CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá garante serviço do programa ‘Buscar’ à estudante com paralisia cerebral

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Adjunta da Pessoa com Deficiência, garante à estudante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) os serviços do programa ‘Buscar’. O estudante, Rafael Douglas de Matos, 25 anos, reside no Distrito de Nossa Senhora da Guia (distante 32 km da capital), e tem paralisia cerebral. Rafael foi aprovado em 1º lugar nas vagas destinadas a deficientes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o que possibilitou o acesso ao curso de Ciências da Computação na UFMT. O atendimento terá início na segunda-feira (10), tanto para levar Rafael para UFMT como para promover o retorno para sua residência.

Rafael nunca desenvolveu a fala, mas encontrou alternativas para se expressar. Ele utiliza dos dedos dos pés para se comunicar. “Essa foi uma demanda apresentada pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da instituição acadêmica em reunião realizada no início da semana e atendida pelo Executivo Municipal. O que demonstra a preocupação do nosso prefeito Emanuel Pinheiro em oferecer condições que proporcionem qualidade de vida a esse público, bem como facilitar o acesso ao ensino e consequentemente a inclusão desse público em especial. Lembrando que a gestão do nosso prefeito foi a primeira administração municipal em criar uma secretaria específica para esse tipo de atendimento”, disse o secretário adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens da Silva, o Rubinho da Guia.

Leia Também:  Seis unidades de saúde terão horário estendido para programação do Outubro Rosa

“É um exemplo de superação que deve ser seguido por todos, seja com algum tipo de deficiência ou não”, acrescentou Rubinho.

A vice-reitora da UFMT, professora Rosaline Rocha Lunardi, aplaudiu a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em contribuir e garantir inclusão social e acessibilidade das pessoas com deficiência (PCD’s), tanto em instituições públicas e privadas. “Diante dessa afirmativa, podemos de agora pra frente passar com toda certeza orientações aos alunos e seus familiares sobre a assistência garantida do município, tanto para benefícios, quanto para o transporte público e para o transporte especial, que é um programa municipal”, declarou a vice-reitora da UFMT.

O coordenador do NAI, Túlio Gontijo informou que esse atendimento às pessoas com deficiência, monitores inclusivos que acompanham os estudantes PCD’s, além de equipamentos, quando for o caso. Além disso, fez questão de ressaltar a importância dessa parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, sendo coordenado pela Secretaria Adjunta da Pessoa com Deficiência. “Isso favorece o acesso e permanência dos alunos na instituição de ensino”, agradeceu Túlio.
A UFMT recebeu neste semestre letivo (2022/2) 21 novos estudantes com deficiência. No semestre anterior foram quase 40. No total, a Instituição tem cerca de 300 estudantes PCD’s em seus cursos de graduação dos diferentes Câmpus.
Participaram do encontro a vice-reitora da UFMT, professora Rosaline Rocha Lunardi, o coordenador do NAI, Túlio Adriano Alves Gontijo, o secretário adjunto da pessoa com deficiência (PcD) da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Rubens Dias da Silva, e coordenadora de política de inclusão social, Rosenil Silva.

Leia Também:  Secretária cita que obras do BRT sem estudos adequados acarretarão em grande impacto à fluidez no trânsito em Cuiabá

**Com informações da Assessoria da UFMT

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Anúncio
COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA