A Prefeitura de Cuiabá, via Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), promove, neste sábado (11), a partir das 16h, o evento ‘Carna Folia Pet’, em alusão à chegada do período carnavalesco. O palco escolhido para essa grande atração é a Orla do Porto I, região tradicional da cidade.
Defensor da causa animal, o prefeito Emanuel Pinheiro, afirma que a iniciativa é um instrumento que desperta a atenção sobre a causa e promove a conscientização sobre os cuidados com os animais.
Durante o evento de carnaval para os bichinhos, a Prefeitura de Cuiabá irá ofertar às famílias em situação de vulnerabilidade social, a distribuição de fichas de castração para cães e gatos. O público ainda poderá assistir e, participar, de um desfile muito fofo com mais de 30 bichinhos que aguardam um novo lar. Todos os cães e gatos que aguardam adoção estarão devidamente ‘fantasiados’ à espera de um lar.
Válido lembrar que o desfile também será aberto ao público e a melhor fantasia será premiada.
“Infelizmente, muitos animais são vítimas da crueldade humana. Nossa administração abraçou e levantou a bandeira dessa causa tão linda, mantemos equipes nas ruas, atuamos em parceria com as organizações de proteção, mas o número de animais abandonados e que sofrem com a maldade humana, é crescente. A gestão mantém programas, sancionamos leis de proteção, vamos construir o único hospital veterinário público do Centro-Oeste com aporte de R$ 4 milhões, mas não se trata de uma questão restrita à administração”, ponderou.
Ele cita ainda que no período de janeiro a novembro de 2022, a DBEA realizou mais de 1.500 atendimentos no munícipio, entre castrações, tratamento de denúncias, resgates, consultas clínicas e doações.
Legislação
Desde de 2017, a administração atual já sancionou oito leis em favor da causa, sendo elas, a lei 436/17 de Proteção aos Animais; Lei 6423/19 do Protetor Independente, Lei 6439/ 19 do Animal Comunitário, Lei 6492/19 Monitoramento através de câmeras em pet shop, Lei 6512/20 Circulação de veículo de tração animal em vias de perímetro urbano, Lei 6549/20 Proibindo animal em corrente curta e a Lei 6746/22, a qual estabelece que os agressores arquem que com despesas veterinárias recorrentes aos ataques e a lei nº 6.860/2022, que dispõe sobre a divulgação obrigatória de mensagens relativas às penas combinadas de crimes de maus-tratos contra cães e gatos, em Cuiabá.
Serviço:
Assunto: Feira de Adoção Voluntária de Pets
Data: 11 de fevereiro, sábado
Horário: 16h
Local: Orla do Porto I