CIDADES

DADOS SIGNIFICATIVOS: Mulheres são donas de 31% dos negócios em Mato Grosso

Publicado em

Estudo do Sebrae “Empreendedorismo Feminino no Brasil” aponta que Mato Grosso conta com 161.238 empreendedoras. O levantamento, que tem como base os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), traz um perfil das empresárias brasileiras até o terceiro bimestre de 2020. Por aqui, elas comandam 31% das empresas e 58% delas têm menos de 44 anos.

 

 

Conforme as informações divulgadas pela assessoria do Sebrae, o principal setor de atuação é o de Serviço, com 46% da participação. Sendo assim, 29% das empreendedoras estão no comércio, 27% na área de alojamento e alimentação, 13% na agropecuária, 12% na indústria e 0,5% com a construção.

 

 

Para a diretora técnica do órgão, Eliane Chaves, os números são significativos e demonstram o avanço para o empreendedorismo feminino, especialmente pelas mulheres conquistando o mundo empresarial e ocupando cargos de liderança nos negócios.

 

 

Anúncio

“Nós vemos isso pela grande participação delas nos cursos e eventos. Sempre com característica de garra, superação e inovação”, destacou Eliane, que acredita na missão de disseminar o empreendedorismo como fonte de renda e realização profissional.

Leia Também:  TRAGÉDIA: Menino de 8 anos morre afogado após cair em poço de lama em Sorriso

 

 

Mais dados

 

 

Os dados apontam ainda que, além de gerenciar o próprio negócio, 52% das empresárias de Mato Grosso também são chefes da família.

 

 

Ou seja, além de terem que lidar com as tarefas de rotina em casa, se dedicam em mais de 40 horas semanais aos negócios. Em MT, 14% das mulheres são empregadoras e 54% contam uma equipe que varia entre 1 a 5 funcionários.

Anúncio

 

 

Presidente do Sebrae, Carlos Melles, contou que os dados coincidem com os resultados da pesquisa feita pelo Sebrae com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), em novembro de 2020, mostrando o impacto do coronavírus nos pequenos negócios.

 

 

Nos empreendimentos administrados por mulheres, o prejuízo foi maior. Mas, por outro lado, elas são mais proativas no lançamento de novos produtos e se mostram mais tecnológicas que os homens.

Fonte: Gazeta Digital

COMENTE ABAIXO:
Anúncio
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA