A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, juntamente com a Associação Mato-Grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (AMPARA) e com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), promoveu na última sexta-feira (27.10), no Centro de Eventos de Juarez de Abreu, a reunião ampliada sobre da adoção. A ação voltada à capacitação dos servidores contou com 40 participantes.
De acordo com a coordenadora de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) do município, Jéssica Szimanski, a pasta é responsável pela Casa Lar Odetes Maria da Silva Gonçalves que abriga menores em situação de vulnerabilidade em Diamantino.
“O intuito da reunião foi promover a integração e aprendizado das equipes da rede de Assistência Social e demais parceiros a respeito dos desafios da adoção, seus aspectos sociais, jurídicos e psicológicos, além do cuidado com os personagens da adoção.”
A Presidente da Associação Mato-grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (AMPARA), Elísia Cruz, falou sobre a importância da reunião que contribui no preparo das equipes para o processo de adoção.
“Muitas vezes o processo de adoção é encarado de forma complicada e nosso papel é justamente facilitar o entendimento. Durante a reunião buscamos trazer orientações para toda a rede e possíveis candidatos, dando ênfase na adoção na adolescência, abordando as dores e medos da criança que está em um lar de adoção.”
Estiveram presentes na ação o 1° Tenente da Polícia Militar da 9ª Companhia Independente de Diamantino, Reginaldo Ângelo; Presidente da Associação Mato-Grossense de Pesquisa e Apoio à Adoção (AMPARA), Elísia Cruz; Representando o Ministério Público de Diamantino, a oficial de Gabinete da 1ª Promotoria Cível de Diamantino, Beatriz Mendes; Representando o Tribunal de Justiça de Diamantino, a assessora da vara da infância e juventude, Emmylly Ribeiro; representando a Secretaria Municipal de Educação a psicóloga, Janaina Menezes.
Equipes da pasta também estiveram presentes por meio Sistema Nacional de Emprego de Diamantino (Sine), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), do Conselho Tutelar de Diamantino e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT