DIAMANTINO

Busca Ativa aumenta em mais de 300% número de crianças alfabetizadas em Diamantino

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Diamantino superou a defasagem escolar por meio da Busca Ativa, do Programa Alfabetiza MT, elevando em mais de 300% o número de alunos alfabetizados na rede municipal de ensino. Os indicadores apontam que cresceu de 150 para 505 a quantidade de crianças de 06 a 10 anos que agora sabem ler e escrever por meio da iniciativa. 

De acordo com a coordenadora local do Alfabetiza MT, Rosangela Ferreira, os avanços para as fases de leitura e escrita refletem a eficiência das técnicas aplicadas pelos professores, que foram capacitados e inovaram nos métodos em sala de aula. 

A coordenadora explicou ainda que a Busca Ativa começou no início do ano de 2022 e as ações de alfabetização foram realizadas durante dois semestres do ano letivo. A medida visa combater a evasão escolar e melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Para isso, foram aplicadas estratégias que visam incentivar e fortalecer a gestão escolar por meio da capacitação dos docentes e avaliação do desempenho dos estudantes.

“Diamantino aderiu ao Programa Alfabetiza MT no ano de 2021 e a partir daí foi realizada uma busca minunciosa e articulada para verificar os casos de defasagem escolar. A iniciativa é um meio de enfrentamento da exclusão escolar, atuando no controle e acompanhamento de crianças que não estavam frequentando a escola ou apresentavam dificuldade de aprender”, explicou Rosangela.  

As ações são fruto de uma parceria e cooperação entre o estado e o município. “O objetivo é alfabetizar as criança na idade certa até o segundo ano do ensino fundamental e com essa parceria, essa colaboração o município recebeu as formações para os professores e o material de apoio pra trabalhar”, acrescentou. 

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Rosangela destacou ainda que as 14 unidades escolares do município onde é ofertado o ensino da pré- escola, Educação infantil e Ensino fundamental participaram das ações. “Os professores destas unidades adotaram diversas técnicas de prática pedagógica no decorrer do ano com a finalidade de alfabetizar os alunos, sanar as dificuldades mais intensificadas com a pandemia”, ressaltou. 

A professora Maria Pereira de Macedo, que trabalha há 26 anos na Escola Municipal João Batista de Almeida, explica qual o método utilizado que garantiu o êxito na aprendizagem. As técnicas foram aplicadas com base no livro ‘Alfabeletrar’ da autora Magda Soares, abordando aspectos linguísticos do processo de alfabetização, a partir de novas perspectivas e de evidências científicas. 

 “Foi um grande desafio. Os alunos chegaram com uma grande defasagem na questão da aprendizagem. O livro orienta o professor a trabalhar com o texto. Então nós trouxemos para a sala de aula vários gêneros textuais com os alunos. Depois disso elaboramos várias atividades, jogos, brincadeiras e diversos materiais interativos”, conta.

Isabela Cristine, de 9 anos, é uma das alunas que superou as dificuldades que surgiram durante a pandemia com o ensino remoto e agora comemora o fato de saber ler e escrever. “Eu tinha que fazer apostila, mas não fazia. Quando começaram a ligar para minha mãe eu vim para a escola e não faltei mais às aulas porque eu queria aprender, e muito”, relatou a estudante.  

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A secretária municipal de Educação Rose Carris manifestou a alegria de ver os avanços obtidos com a Busca Ativa na cidade, destacando o papel imprescindível dos professores, das coordenadoras do programa local e regional e todo o apoio recebido do estado para o sucesso das ações. 

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“Eu quero muito agradecer cada profissional envolvido nessa jornada de resgate ao bom aprendizado dos nossos alunos, muitos deles afetados pela pandemia. Isso inviabilizou o contato direto com os professores, a escola e  causou enormes prejuízos para o processo de aprendizagem deles. Mas esses números mostram o quanto a união entre as equipes, o amor envolvido em sala de aula faz toda a diferença”, comentou a titular da Educação. 

O diretor do Diretoria Regional de Educação (DRE-MT), Luiz Henrique Dutra, falou sobre a parceria entre as duas esferas de governo e os reflexos da ação para melhorar a aprendizagem, destacando o papel do professor e a importância da qualificação profissional. 

 “Nosso regime de colaboração busca a aprendizagem das crianças. Gostaria eu que aqui tivesse todos os pais, toda comunidade escolar, para ver o trabalho que os professores fazem, os resultados que nós temos a gente depende dos professores, da busca dos professores pela qualificação, pela formação, porque a gente busca por isso, pela melhoria e a qualidade do ensino”, declarou. 

Exposição dos resultados 

A exposição dos trabalhos e resultados desenvolvidos durante o ano letivo de 2022, pelo Programa Alfabetiza MT, foi realizada no mês de dezembro, no I Seminário de Boas Práticas da Rede de Ensino de Diamantino. No total, participaram das atividades 990 crianças do 1º ao 5º ano, matriculadas nas escolas públicas municipais. 
 

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

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