DIAMANTINO

Diamantino recebe técnicos do Ministério da Saúde e articula ampliação de assistência especializada na atenção primária

Publicado em

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, participou neste mês de encontro com os técnicos da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde para discutir o programa de implantação das Equipes Multiprofissionais Intermunicipais (eMulti). A reunião, que aconteceu na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), contou com a participação de equipes de saúde de Alto Paraguai, Rosário Oeste, Nobres, Nortelândia e São José do Rio Claro e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

De acordo com a pasta, o encontro teve como objetivo central a elaboração de estratégias para implementação das Equipes Multiprofissionais e trazer mais especialidades e qualificação da assistência para a região. Com a junção dos municípios será possível implantar três unidades que atenderão o polo regional e que será definida suas localidades.

A secretária municipal de Saúde, Marinêze Meira, destacou que nesse primeiro momento, por meio de um acordo entre os gestores municipais, foram definidas 15 especialidades para serem viabilizadas para a região.

Leia Também:  Prefeitura realiza o dia da beleza com idosos do Grupo Viver Legal

“Estão sendo estudadas às áreas de dermatologia, hansenologia, cardiologia, geriatria, endocrinologia, psiquiatria, pediatria, ginecologia, obstetrícia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, assistência social, fisioterapia, nutricionista e educação física com acompanhamento do especialista.”

A secretária da pasta, ainda falou sobre os benefícios que a população terá com a implementação do novo programa do Ministério da Saúde.

“É um passo muito importante para a saúde e um benefício para nossos pacientes, que agora poderão ter acesso a diversas especialidades médicas, com mais agilidade. É um serviço de atenção primária que contribui na redução de encaminhamentos para central de vagas. ”

Ela ainda complementou: “O eMulti vem para complementar a nossa atenção básica à saúde, onde os atendimentos poderão ser realizados de forma presencial ou teleconsulta. É um avanço em nosso município e sou muito grata por Diamantino ser referência para implementação de projetos que potencializam ainda mais nossos serviços.”

O prefeito de Diamantino, Dr. Manoel Loureiro, que também é médico há mais de 30 anos, ressaltou o compromisso da gestão na ampliação do atendimento e serviços oferecidos para a população.

Leia Também:  Cultura em Movimento leva mais 40 idosos para conhecer Teatro e cinema em Cuiabá

“Já conquistamos um hospital que agora é 100% do povo e que realiza ótimos atendimentos e diminui as filas de espera. Agora, com esse projeto, esperamos aumentar ainda mais o leque de atendimentos que nossa população merece.”

Anúncio

O analista de Atenção Primária da SAPS, José Maria Justo comentou sobre o trabalho realizado para propor a estratégia em todas as regiões do país, auxiliando da melhor forma a estruturação e ampliação dos serviços de saúde à população.

“As eMulti atuam de forma complementar ao cuidado oferecido na Atenção Primária à Saúde. Com a proposta do modelo de intermunicipalidade, o Governo Federal oportuniza que mesmo os municípios menores e com vulnerabilidade alta consigam ofertar especialidades médicas e não médicas de forma mais próxima do cidadão.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA