DIAMANTINO

Diamantino sedia lançamento do projeto Saúde Redes coordenado pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Publicado em

O município de Diamantino sediou, nesta quinta-feira (02.02), o lançamento do projeto Saúde Redes, desenvolvido em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A adesão à ação foi firmada, em solenidade realizada no Hotel Villa dos Parecis, pelos prefeitos de seis municípios da região Centro Norte de Mato Grosso. Também são parceiros do projeto o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – Conasems e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems). 

Com a adesão, Diamantino se torna o primeiro município do Brasil como polo do projeto Saúde Redes, que visa organizar a rede de atenção à saúde a fim de aperfeiçoar a qualidade do atendimento à população, tendo como alvo o cuidado com o paciente. Além de Diamantino, as ações também  irão contemplar os municípios de Alto Paraguai, São José do Rio Claro, Nobres, Rosário Oeste e Nortelândia. 

Samara Kielmann, gerente de Projetos da Responsabilidade Social ,  frisou que o Saúde Redes é um dos projetos prioritários do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. enfatizou que o projeto prevê uma metodologia adequada a municípios de pequeno porte que querem melhorar a atenção primária em saúde e sua articulação com os demais pontos da rede, sendo atenção especializada e urgência e emergência. 

 “É um projeto que investe em qualificação dos profissionais, no SUS para atendimento integral, que dê aos usuários atendimento em tempo oportuno de forma resolutiva e que considere a especificidade da condição de saúde de cada paciente”, destaca. 

Leia Também:  Prefeitura entrega mais de mil cestas básicas de Natal para famílias de Diamantino

Kielmann acrescenta ainda que a iniciativa é inédita no país e parabenizou os atores envolvidos pela adesão. “A gestão ter aceitado e ter aderido a esse projeto, que é uma ação pioneira no Brasil, é um investimento bastante importante para que a população seja melhor atendida e se sinta mais bem cuidada. O município está de parabéns ”, completou. 

O prefeito Dr. Manoel Loureiro, anfitrião do evento, comentou sobre o que espera do projeto e manifestou sua alegria de ver o município avançar em inovações que vão oportunizar soluções de extrema importância para melhorar a qualidade do atendimento público de saúde. 

 “Nossas expectativas são as melhores possíveis no sentido da melhoria da resolutividade da nossa saúde, seja da atenção básica até a média e alta complexidade. Então essa é uma experiência que será iniciada em Diamantino e que poderá vir a ser referência no Brasil. É um privilégio para mim como gestor e médico ver esse projeto se concretizar”, declarou. 

Marineze Meira, secretária de saúde de Diamantino, avalia como o projeto vai impactar o atendimento da rede pública de saúde. “Nosso objetivo principal é melhorar a qualidade da nossa saúde, evitando longas filas de espera, tendo unidades mais resolutivas para evitar encaminhamentos para fora. Então corremos atrás de uma ideia e felizmente fomos contemplados”, comemora. 

Segundo a vice-presidente do Conasems, Cristiane Pantaleão, o Saúde Redes traz uma proposta inovadora de capacitação e planejamento, objetivando fortalecer a organização da saúde dos municípios contemplados com o projeto.

Anúncio

 “É a união de esforços em prol da qualificação do atendimento à saúde das pessoas e do fortalecimento do SUS. É um projeto inovador, que trabalha tanto a qualificação dos profissionais que estão na atenção básica quanto a organização também da média complexidade dando apoio ao atendimento das pessoas na atenção básica”, explica. 

Leia Também:  Vício em celular prejudica saúde mental e física de crianças

O evento teve como convidado de honra o prefeito Clodoaldo Fernandes, de Nova Tebas, estado do Paraná.  O gestor fez uma exposição sobre o projeto Mais Cuidado + Saúde, desenvolvido na região de Ivaiporã que se tornou referência nacional em saúde pública pelos resultados obtidos, inspirando o Saúde Redes. 

O prefeito de São José do Rio Claro, Levi Ribeiro, defendeu a importância de unir forças na região para o enfrentamento de problemas comuns.  “Quero parabenizar Diamantino por ter essa iniciativa, pois é só com a união que conseguimos melhorar os serviços para a população. Hoje mostramos a força da união dos nossos municípios, assinamos um projeto piloto que será referência na região. Tenho certeza que não somente eu, mas todos os prefeitos envolvidos, trarão resultados positivos para a saúde da região e para toda população”, avaliou.

A solenidade também contou com a presença dos prefeitos Leocir Hanel (Nobres), Alex Steves Berto (Rosário Oeste),Jossimar José Fernandes, o Zema (Nortelândia) e o vice-prefeito Reginaldo Fontes (Alto Paraguai), alem de autoridades das Câmaras Municipais e gestores municipais dos referidos municípios e profissionais da saúde.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA