A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no sábado (26.08), a 2° edição do dia “D” de Vacinação Antirrábica Animal em cinco postos de imunização nos bairros do Novo Diamantino. Com mais de 1.700 cães e gatos imunizados nesta última edição, a Campanha de Vacinação vem sendo realizada desde julho até setembro nas áreas rurais e contou com duas edições na área urbana.
De acordo com a Vigilância Ambiental, com o propósito de impedir a manifestação de infecções por raiva canina e felina na cidade, nas edições do dia “D” da Vacinação Antirrábica foram imunizados ao todo 3.016 animais.
Lucas Rosa, coordenador da Vigilância Ambiental, comentou sobre o andamento da imunização dos animais nas áreas rurais e urbanas, além do comprometimento das equipes frente aos desafios.
“Diamantino tem uma extensão territorial enorme, sendo que a maior parte dos animais estão situados nas áreas rurais. Nosso trabalho abrange as duas áreas e devido ao deslocamento trabalhamos com um cronograma especial desde julho. Não medimos esforços para atender a população e cuidar dos nossos animais.”
Fundadora e diretora da ONG AuqMia, Lenne Lemos, compartilhou o sentimento de emoção ao receber as 50 doses disponibilizadas pela Prefeitura aos animais que são cuidados e resgatados pela ong.
“Agradeço a Prefeitura de Diamantino por disponibilizar as doses da vacina para nossos pets da ong, visto que a raiva além fazer mal aos nossos animais, também mal faz para a gente. A vacinação é um ponto muito importante para o cuidado com os animais e ver que a Prefeitura também se preocupa com essa área é de grande valia.”
O pequeno morador do Bairro Jardim Alvorada, Guilherme Costa, de 11 anos, avaliou a ação desenvolvida pela prefeitura.
“Hoje trouxe meus dois cachorros: o Ferinha e o Arroz, além dos meus dois gatos: a Boneca e o Gato. Essa ação é bem legal, pois com a vacinação eles não pegam doenças e ficam saudáveis para brincar e se divertir.”
Já a moradora do Bairro Altos da Serra, Maria de Fátima, de 36 anos, avaliou a ação e comentou a relevância da comunidade aderir às campanhas realizadas pelo poder público que promovam o cuidado com a saúde pública.
“Eu sempre digo que tenho 03 filhas de patas, a Nina, Chocolate e a Rebaixada. Então quando soube da campanha da Prefeitura não pensei duas vezes, trouxe elas para se vacinarem. É muito importante cuidar dos nossos animais, por meio da vacinação a gente também contribui para a saúde pública. A imunização é uma forma de proteger a eles e a nós também.”
O coordenador da Vigilância Ambiental ainda reforçou a comunidade que a vacinação é destinada a cães e gatos a partir de 3 meses de idade e frisou que as fêmeas não devem ser prenhas. “Todo cuidado é pouco com os nossos animais. Cuide de quem sempre está ao seu lado.”
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT