DIAMANTINO

Novembro Azul: Prefeitura de Diamantino alerta os homens sobre a importância dos cuidados com a saúde

Publicado em

Novembro chega e traz o alerta sobre o combate ao câncer de próstata, que atualmente é a segunda causa de óbito por câncer da população masculina no país. Por isso, a Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, volta a reforçar a importância do diagnóstico precoce e do autocuidado, o que inclui a adoção de hábitos saudáveis na rotina. Homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ou 50 anos sem estes fatores devem buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde do município.

De acordo com o Ministério da Saúde, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. A maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas no início, mas tumores em estágio mais avançado podem causar dificuldades para urinar, sensação de não esvaziar completamente a bexiga, presença de sangue na urina e, em alguns casos, dor óssea na região das costas.

Conforme também explica o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, são estimados mais de 71 mil novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Entre as neoplasias (câncer) malignas que mais afetam os homens, além de próstata, estão os que atingem os pulmões, estômago, fígado e vias traqueia.

Leia Também:  1º Open de Vôlei de Areia agita fim de semana em Diamantino

O Médico Clínico Geral da Secretaria Municipal de Saúde, Gustavo Vasconcelos, reforçou que os homens que apresentarem esses sintomas devem procurar imediatamente a unidade de saúde do seu bairro e solicitar o exame PSA (Antígeno Prostático Específico).

“O resultado sai em 15 dias. Caso o exame tenha alguma alteração o paciente é encaminhado, por meio da Central de Vagas, para Cuiabá e lá realiza o exame de toque com o urologista, médico especialista. Homens que tenham fator de risco na família a partir de 45 anos também devem realizar o acompanhamento.”

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA