DIAMANTINO

PRIMEIRO EMPREGO: Inicia 2ª edição do “Projeto Ger@ção Inclusão Cidadã” que visa capacitar os jovens para o mercado de trabalho

Publicado em

Iniciou nesta quarta-feira (19.10), a segunda edição do “Projeto Ger@ção Inclusão Cidadã” em Diamantino. O projeto é desenvolvido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em parceria com a Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania com a Secretaria de Educação e do Instituto Técnico Matogrossense (ITEM). A iniciativa tem o objetivo de capacitar os jovens que buscam efetivamente seu primeiro emprego.

Ao todo, 43 alunos receberão treinamento de instrutores voluntários no projeto, sendo eles professores mestres e doutores da UNEMAT, oficiais da Polícia Militar, integrantes do Fórum, além da equipe da secretaria de Assistência Social e CREAS. As aulas já se iniciaram e serão todas às quartas e quintas-feiras no período vespertino na universidade. A duração do curso é de três meses e, ao final da capacitação, os estudantes receberão certificados e serão indicados a vagas de emprego.

As aulas ministradas, que somam uma carga horária de 80 horas, são baseadas em 14 módulos, contendo aulas práticas de como elaborar um currículo e se comportar em uma entrevista de emprego, noções de direito e cidadania, ética e cidadania, educação e administração financeira para jovens, empreendedorismo social e liderança, pedagogia cidadã, informática básica, noções básicas de matemática financeira, marketing pessoal e administração do tempo, direitos e deveres da vida cidadã, lições de como identificar a melhor profissão e suas aptidões aptidões, além de relatos sobre experiências que envolvam liderança e empreendedorismo; e de como se desenvolver profissionalmente.

Representando o prefeito municipal, estava o chefe de gabinete, Milton Criveletto, que falou aos jovens sobre a valiosidade do tempo e a importância de se investir no seu eu profissional.

“Com o passar do tempo vocês verão o quão valioso é o tempo que já passou, então aproveitem o tempo de vocês, estudem e se capacitem, aproveitem o tempo desses excelentes professores que são voluntários por uma causa muito importante. Em nome do nosso prefeito municipal, Dr. Manoel, agradecemos o interesse de vocês jovens no curso e também parabenizamos a equipe do Projeto Ger@ção Inclusão Cidadã, por essa visão tão importante para o nosso município” destacou Milton.

Leia Também:  Mais inclusão e dignidade: Judiciário cria oportunidades de trabalho para pessoas trans

Gilson da Silva, titular da Assistência Social, expressou sua gratidão aos cursistas pelo interesse na formação e destacou a importância da juventude no município.

“É um privilégio, enquanto instituição pública, ser um parceiro dessa iniciativa tão impactante para a nossa cidade. Sou grato em poder dar continuidade a essa atividade, juntamente com pessoas comprometidas com a educação e o desenvolvimento da juventude no município. Queremos auxiliar, vocês jovens, a um caminho de oportunidades, conquistas e sucesso através do primeiro emprego. Nossa secretaria estará sempre de portas abertas para apoiar e fazer parte de ações que valorizem nossos jovens”, assegurou o secretário.

Rose Carris, titular da pasta de educação, comentou sobre o compromisso da gestão com a educação em todo município. “Essa integração entre as secretarias e a comunidade em geral é essencial para promover educação na nossa cidade. Esta é a marca de uma gestão que não está preocupada apenas com os alunos que fazem parte da rede municipal, mas que se preocupa com a qualidade de ensino para todos. Uma alegria poder ajudar esses jovens e estimular a inclusão por meio das capacitações”

A vereadora Michele Carrasco, uma das idealizadoras do projeto, que foi criado ainda em 2017, enquanto atuava como enfermeira e professora, comentou sobre a evolução do projeto ao passar dos anos.

Anúncio

“Anos atrás, nós da igreja, tínhamos o sonho de atender os jovens do nosso município e quando iniciamos o projeto de apresentar os aprendizes para as empresas, muitos não sabiam como utilizar o computador ou como se comportar no ambiente de trabalho. Pensando nisso, começamos a capacitação dos jovens por conta própria, agora com a gestão do Dr. Manoel, conseguimos ampliar esse  alcance, contemplando um número bem maior de jovens aprendizes. Esse projeto me enche os olhos e o coração de orgulho, pois faço pelos nossos jovens o que eu gostaria que fizessem pela minha filha” compartilhou a vereadora emocionada.

Leia Também:  Secretaria Municipal de Saúde promove a 1ª Oficina de Saúde Mental: Estratificação e Proposta de Intervenção

A professora da UNEMAT e coordenadora da ação, Marinalva Pereira Conci, falou sobre a disponibilidade da universidade para que as atividades sejam oferecidas aos inscritos do projeto.

“Estamos aqui incentivando os nossos jovens a buscarem mais pela sua formação e a começarem a escrever sua própria história de vida. A universidade está de portas abertas para promover essas oportunidades à juventude, faz parte do nosso papel enquanto educadores. Gostaria de agradecer todas as pessoas envolvidas no projeto, pois estão aqui comigo lutando por uma causa nobre”, agradeceu a professora.

Isabely de Souza Martelo, que já foi aluna do Projeto Ger@ção Inclusão Cidadã, compartilhou sua experiência com os novos cursistas e incentivou os colegas a não desistirem.

“Eu agarrei essa oportunidade e fiz acontecer. Se vocês compararem a Isabele de antes do projeto e essa agora, de depois do projeto, são pessoas muito diferentes. Aprendi a melhorar minha comunicação e me portar em diferentes ambientes de trabalho, inclusive em uma entrevista de emprego, não desistam, faz a diferença. Aproveitem mesmo, pois isso não é apenas um projeto e sim um caminho para vocês chegarem ao sucesso”, pontuou a jovem. 

Estiveram presentes no lançamento do projeto o diretor administrativo da UNEMAT – Campus de Diamantino, o professor Welton Neves Vilela; a Sgto da Polícia Militar, Andréa Mendes da Silva; a presidente do conselho municipal dos direitos das crianças e dos adolescentes, professora Donata Glorinha; representando o NUCA – Conselho da Criança e do Adolescente, Matheus Júnior Rodrigues; e representando o SECITECI, Eva Luiza de Melo.

Também são parceiros do projeto o conselho tutelar de Diamantino, a equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), o SINE Diamantino, Grupo Marcondes e Hora H Malhas e Confecções.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Anúncio
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA