DIAMANTINO

Projeto Ger@ção forma mais 34 jovens para o mercado de trabalho em Diamantino

Publicado em

Trinta e quatro jovens da 2ª turma do Projeto Ger@ção Inclusão Cidadã receberam o certificado de conclusão do curso na noite da última quarta-feira (14.12). O projeto é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Diamantino, por meio da secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso) e ITEM (Instituto Técnico Mato-grossense). A cerimônia ocorreu no prédio da Igreja Batista Life em Diamantino (MT).

Os jovens foram capacitados por três meses nas áreas de desenvolvimento pessoal, comportamento profissional, noções de direito e cidadania, administração financeira, empreendedorismo social, liderança, informática básica, matemática financeira e marketing pessoal. O objetivo foi prepará-los para buscarem e conquistarem o seu primeiro emprego.

Dos 45 alunos matriculados inicialmente no projeto, 34 atingiram a presença mínima de 75% nas aulas e conquistaram o certificado de 80 horas.

Gilson Silva, titular da pasta de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, felicitou os formandos e destacou o compromisso da gestão municipal no desenvolvimento coletivo.

“Agradeço aos presentes e reforço o nosso compromisso com a população diamantinense, inclusive com os nossos jovens. Educar para o trabalho e para a visão cidadã, também é uma forma de contribuir com a mudança na vida das pessoas. Hoje, nossos adolescentes estão concluindo uma etapa muito importante na vida e me sinto grato de termos contribuído para que isso se efetivasse. Parabéns a todos os formandos”, falou o secretário.

Leia Também:  Prefeitura de Diamantino realiza 2ª edição do sorteio do IPTU Premiado

A coordenadora, professora Marinalva Pereira, comemorou a conclusão exitosa da segunda edição do projeto e comentou sobre os resultados obtidos.

“Hoje é uma noite de alegria e comemoração. Na primeira edição tivemos 19 jovens matriculados e 18 se formaram. Compartilho também, que hoje em dia, desses mesmos jovens, 10 estudam em tempo integral e 06 já estão inseridos no mercado de trabalho. Nesta segunda edição tivemos 45 inscritos e 34 novos profissionais se formam hoje”, pontuou.

A diretora do ITEM, vereadora Michele Carrasco, comentou sobre o desenvolvimento das atividades e os benefícios de jovens capacitados para o mercado de trabalho da região.

“O desenvolvimento deste projeto foi excelente. Mais de 35 jovens puderam conhecer de perto uma universidade, além de professores e profissionais altamente qualificados. Após o curso, as empresas poderão contratar esses jovens aprendizes pelo seu diferencial no mercado. Essa ação é sobre criar um futuro melhor para os nossos adolescentes, para suas famílias e para a nossa cidade”, destacou a vereadora.

Anúncio

Manoel de Oliveira, de 16 anos, compartilhou a emoção de concluir uma fase importante para seu desenvolvimento profissional.

“A experiência do curso foi ótima. Eu já pensava em conhecer melhor a administração e incluir ela na minha vida, só faltava eu tomar a decisão de ir atrás. Sinto que após o curso terei uma carreira melhor”, declarou o formando.

Leia Também:  Projeto que facilita pagamento de benefícios sociais para vítimas de Brumadinho vai a plenário

Rosineia Pereira da Costa, mãe da Ilana Camile de 17 anos, falou sobre a importância do projeto na preservação do jovem e no incentivo ao trabalho.

“Achei muito bom minha filha ter participado do projeto. Foi uma grande oportunidade para ela se preparar para um bom emprego, mesmo sendo menor de idade. Ações como essa tiram os jovens do caminho errado, é necessário ter mais edições”, frisou a mãe.

Participaram da cerimônia representando a secretaria de educação, Eledil Queiroz; o diretor político pedagógico e financeiro da UNEMAT – Campus de Diamantino, professor Wilbum de Andrade Cardoso; representando o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Diamantino, estava Wirley dos Santos Souza Vasconcellos; representando a Polícia Militar de Mato Grosso, a Tenente Coronel Cláudia Regina Soares; e o pastor Francisco Nijini Barroso.

Também foram parceiros do projeto o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, o Conselho Tutelar de Diamantino, a equipe do PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; SINE Diamantino, Hora H Malhas e Confecções e o Grupo Marcondes.

Veja mais imagens do evento clicando aqui
 

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Anúncio
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA