DIAMANTINO

Projeto Olho Vivo leva atendimento oftalmológico a mais de 100 crianças em Diamantino

Publicado em

Cerca 100 consultas oftalmológicas foram realizadas e entregues óculos para crianças de 04 a 08 anos nesta terça-feira (13.12) por meio do projeto Olho Vivo, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino. Os procedimentos foram realizados na Central de Regulação de Vagas durante um dia inteiro de ação.

As crianças passaram por exames de acuidade visual, auto refração e tonometria. Esta etapa do projeto ocorreu posteriormente a uma triagem realizada por profissionais da saúde, nas escolas do município, ocasião em que foram identificados mais de 300 alunos com alguma dificuldade na visão.

Após o atendimento com o médico, os pacientes foram encaminhados para a escolha dos óculos. As crianças tiveram à disposição uma variedade de modelos, podendo escolher o de sua preferência e solicitar os ajustes necessários no local da consulta.

O prefeito Dr. Manoel Loureiro e a secretária de Saúde Marineze Meira acompanharam parte dos atendimentos. A primeira etapa garantiu o atendimento de cerca de 100 alunos e, segundo a equipe de saúde, a previsão é zerar a lista no início do ano que vem.

Leia Também:  Projeto promove alterações no trabalho intermitente

O prefeito ressaltou a importância de ofertar os serviços de acuidade visual gratuitamente no município e como o diagnóstico e tratamento pode refletir na qualidade de ensino das crianças. 

“É uma grande preocupação minha como médico e como gestor, porque às vezes a criança com idade escolar tem dificuldade de aprendizagem em virtude de problemas relacionados à visão. São situações que podem ser tratadas a tempo e resolvidas com o diagnóstico. Além da consulta, conseguimos adquirir os óculos e cada criança vai poder escolher seu acessório, com a armação e modelos que forem melhor adequados”, destacou Dr. Manoel. 

Marineze informou que o projeto contemplará todas as crianças estudantes de 04 a 15 anos das escolas públicas e particulares do município. Destacou que, “além de prevenir doenças da visão, o atendimento também possibilita encaminhar as crianças com alterações na acuidade visual à consulta oftalmológica, para tratamento, nos casos em que for identificados procedimentos especializados”. 

Wilker Marques da Silva levou a filha Wislaine Leite marques, 07 anos, da Escola Brás Maimoni, para a primeira consulta. Conta que foi identificada a necessidade da menina utilizar óculos de grau. “Estranhamos que ela nunca reclamou, mas sempre ficava muito próxima à televisão para assistir. Nunca reparamos. Agora vai ficar melhor para o desenvolvimento dela”, comentou. 

Leia Também:  Criança de 2 anos cai em copo de vidro e morre ao ter tórax perfurado

A dona de casa Vanessa Gonzaga de Oliveira, mãe do Arthur, 06 anos,  disse que ficou surpresa com a iniciativa. “Na minha época não tinha esse tipo de projeto. Nem sei quando eu ia fazer o exame dele. Achei muito bom se importar com as crianças, a população, porque a gente vai deixando e se não fosse essa iniciativa a gente não faria a consulta”, ressaltou. 

Anúncio

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA