DIAMANTINO

Semana no Bebê reforça orientações sobre importância de manter vacinação em dia e etapas do desenvolvimento cognitivo

Publicado em

A Prefeitura de Diamantino por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu a Semana do Bebê. A ação teve o obejetivo de levar orientações sobre o crescimento e desenvolvimento do bebê com ênfase na importância de manter atualizadas as vacinas contra a Poliomelite. As etapas de desenvolvimento cognitivo dos pequenos também foi tema das palestras. Os encontros foram realizados no Centro de Eventos Juarez de Abreu e no prédio do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) entre os dias 28 e 29 de setembro e tiveram como público alvo mães e gestantes do município. 

As atividades contaram com o apoio do Núcleo Ampliado de Saúde da Família-NASF através das palestras minsitradas pela asssitente social Lucivania Francisca de Oliveira e a fisioterapeuta Kátia Simone Yonamine.

Lucivania reforçou sobre a importância da atualização das diversas vacinas, destinadas a atender o público infantil, considerando a incidência de atrasos nos prazos no município. Ela alertou as mães sobre os riscos para a saúde do bebê, especialmente em relação à paralisia infantil. “Existe uma grande defasagem, principalmente em relação à vacinação contra a poliomelite que é alvo de uma campanha neste momento e muitas mães não trouxeram as crianças para vacinar”, alertou.

Leia Também:  Anvisa concede registro para produção de vacina contra meningite

Além das orientações, foram distribuidos informativos contendo informações sobre o esquema vacinal desde a infância, destacando as doses e idade recomendada para ser ministrada conforme o calendário de vacinação. 

Katia orientou sobre as principais etapas do desenvolvimento cognitivo infantil destacando o coportamento das crianças desde o nascimento até 02 anos de idade. A profissional pontuou ainda sobre como os pais devem estar atentos para indicadores de risco que atrapalham o processo de desenvolvimento da criança. 

“Se as crianças apresentam características que indicam risco para se desenvolverem de forma adequada, é preciso buscar a ajuda profissional para uma avaliação. Quanto mais cedo a criança buscar uma terapia com ênfase no desenvolvimento cognitivo melhor será para a saúde do bebê”, ressaltou Katia. 

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA