CIDADES

EM CEMITÉRIO: Caixão de vítima da Covid-19 é abandonado

Publicado em

Um caixão com o corpo de um homem vítima da Covid-19 foi abandonado em um cemitério no Povoado Prata, zona rural de Altos, Norte do Piauí. O caso revoltou os moradores, que denunciaram o descumprimento aos protocolos sanitários para o enterro.

 

Fotos do caixão fora da vala viralizaram nas redes sociais nesta quarta-feira (12). Populares contaram que o plástico utilizado para envolver o caixão foi retirado pelos coveiros sem proteção.

                                                       

 

"Cadê o coveiro e toda a estrutura que a prefeita disse que tinha?", diz um post de um morador.

 

"Um caixão jogado no cemitério sem enterrar", disse outro morador.

 

Em nota, a Prefeitura de Altos informou que o corpo trata-se de um paciente que veio a óbito na noite do dia 4 de agosto, no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina.

Anúncio

 

A prefeitura disse que foi informada da morte quando já havia sido feito o traslado e o enterro do paciente, sem seguir o protocolo oficial em caso de óbito. No entanto, o corpo não foi enterrado, segundo denúncia dos moradores. De acordo com a nota, a Secretaria Municipal de Saúde tomou medidas imediatas para solucionar a situação.

Leia Também:  27 profissionais de enfermagem morreram de Covid-19 em MT

 

Nota de esclarecimento

 

A Prefeitura de Altos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Epidemiológica, esclarece que foi informada do referido óbito quando já havia sido feito pela família o traslado e o enterro do paciente sem comunicação ao Município, ou seja, sem seguir o protocolo oficial em caso de óbito.

 

O paciente veio a óbito na noite do dia 4 de agosto, no Hospital Getúlio Vargas, em Teresina. Ao tomar conhecimento do óbito por meio do Sistema de Notificações do Governo do Estado, ao meio-dia do dia 5 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde tomou medidas imediatas para solucionar a situação, que não seguiu os protocolos estabelecidos tanto pelo Estado como pelo Município.

 

Decretos no Piauí de isolamento social

Anúncio

 

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

 

Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Leia Também:  RJ começa aplicar bivalente contra Covid em idosos com mais de 68 anos

 

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

 

O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares.

 

Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Anúncio

 

Prevenção, contágio e sintomas

 

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

 

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia da Covid-19

 

É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar).

Fonte: FOLHA MAX

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA