CIDADES

“Menina de 5 anos tem reação alérgica a medicamento e sofre necrose no braço em UPA

Publicado em

 

Uma menina de 5 anos, portadora de Síndrome de Down, passou por uma situação alarmante após ter uma reação alérgica a um medicamento administrado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sorriso, localizada a 420 km de Cuiabá. A criança inicialmente buscou assistência na UPA devido a dores de garganta, em 18 de outubro.

 

Maria Gleici, mãe da menina, narra que procurou a UPA Zona Leste para obter ajuda para sua filha, que estava se queixando de dor de garganta. Ela relata: “Conversei com o médico, passei por todos os procedimentos e mostrei os medicamentos que eu já tinha comprado para minha filha. Ele afirmou que esses medicamentos não eram eficazes e decidiu aplicar uma dose de Benzetacil nela, embora eu tenha aconselhado que ele não o fizesse devido à condição especial de minha filha, uma vez que ela nunca havia tomado esse medicamento. Ele assegurou que o tratamento com a Benzetacil faria com que minha filha estivesse brincando e saltitando no dia seguinte.”

Leia Também:  Presídio Desativado em Leverger é Transformado em Delegacia em Condições Precárias

 

Logo após a administração da medicação, a menina sofreu uma reação alérgica aguda e foi prontamente transferida para a UPA no centro da cidade em uma ambulância com oxigênio suplementar. Maria Gleici observou: “Quando chegamos lá, minha filha já foi imediatamente levada para a emergência. Eu a vi com os pés ficando roxos e conectada a vários dispositivos. Fiquei chocada com o que aconteceu com ela lá.”

 

A mãe relata que, durante uma troca de soro, a agulha saiu do braço da menina, e a equipe médica não conseguiu encontrar a veia e, por isso, passou a administração de fluidos para o outro braço. Maria Gleici compartilha: “À noite, o soro vazou do braço dela, e eles simplesmente o transferiram para o outro braço, usando a mesma seringa.”

 

Anúncio

Conforme o estado de saúde da criança se deteriorou, uma parte de seu braço começou a necrosar. Ela foi transferida para a UTI Pediátrica de Sinop, onde permanece hospitalizada, sem previsão de alta. A mãe afirma que “estão tratando dela com medicação regular e antibióticos. Realizaram uma cirurgia no braço dela para remover a área afetada pelo processo de necrose, que foi agravado devido ao erro ocorrido na UPA de Sorriso. O pediatra explicou que será necessário um procedimento para tentar cobrir a veia exposta, mas ainda não há previsão de alta.”

Leia Também:  TENTATIVA DE ASSALTO: Caminhoneiro leva tiro na barriga no pátio de empresa

 

Em resposta, o secretário de Saúde de Sorriso, Luis Fabio Marchioro, confirmou que a condição da criança resultou de uma reação alérgica ao medicamento. Ele informou que a mãe da menina não estava ciente da alergia, pois a menina nunca havia tomado o medicamento antes, e que a necrose ocorreu devido à interação entre o soro administrado no braço da criança e o medicamento aplicado nas nádegas.

 

O secretário enfatizou que “o caso está sendo investigado por profissionais especializados” e que as medidas adequadas serão tomadas para evitar que situações semelhantes ocorram no futuro.

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA