CIDADES

Ministério da Agricultura proíbe consumo do café OBA-OBA, fabricado em MT, e diz que café tem matérias estranhas e impurezas

Publicado em

O Ministério da Agricultura e Pecuária divulgou nesta sexta-feira (02/08) uma nova lista de lotes de café torrado considerados impróprios para consumo.

O que aconteceu

Dezesseis marcas de café foram desclassificadas. Foram detectadas matérias estranhas, impurezas ou elementos estranhos acima do limite permitido. O UOL tenta contato com as marcas citadas, o espaço fica aberto para manifestação.

Os pacotes devem ser recolhidos pelas empresas responsáveis. A lei obriga que o recolhimento seja feito em casos de “risco à saúde pública, adulteração, fraude ou falsificação de produtos”. Se o consumidor encontrar um destes lotes sendo comercializado, pode comunicar o Ministério da Agricultura pelo canal Fala.BR, informando o estabelecimento que estava vendendo o produto.

A pasta recomenda que os clientes que já adquiriram estes cafés não consumam os produtos. As pessoas podem solicitar a substituição da compra, conforme determinado pelo Código de Defesa do Consumidor.

Fiscalizações incluíram atendimento às denúncias feitas pela população. Em março, o ministério realizou uma operação intensiva para avaliação de lotes de café e, desde então, tem feito fiscalizações e outras incentivadas por denúncias de consumidores.

No início de julho, o governo havia divulgado uma lista com outros 24 lotes considerados impróprios. Na época, o UOL explicou o que são os itens irregulares encontrados nos produtos.

Leia Também:  Mais de 25 veículos são recolhidos em fiscalização de trânsito em MT

Lista de produtos impróprios para consumo

Café Oba Oba Sorriso: Lote 0046 tem presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal e era vendido em Mato Grosso.

Anúncio

Café Exemplar: Lote 04ABR24 tem presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal e era vendido em São Paulo.

Café Matão: Lote FAB 10/02/24 tem presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal e era vendido em São Paulo.

Café Belo tinha presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal e estava na própria empresa responsável, na Bahia. O lote não foi informado.

Café Moreno tinha presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal e estava na própria empresa responsável, na Bahia. O lote não foi informado.

Café Pureza tinha presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal e estava na própria empresa responsável, na Bahia. O lote não foi informado.

Café Terra da Saudade: Lote 547 tem presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal e era vendido em São Paulo.

Café Góes Tradicional a Vácuo: Lote 26 tem presença de matérias estranhas e era parte de uma licitação para um órgão público de São Paulo.

Leia Também:  Duas irmãs e amiga desparecem ao ir brincar numa praça em Cuiabá

Café Serra do Brasil: Lote 0056 tem presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal e era vendido em Goiás.

Café Cambeense: Lote 04122023 tem presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal e era vendido no Paraná.

Café Dourados: Lote 16 tem presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal e era vendido no Mato Grosso do Sul.

Anúncio

Café do Norte: Lotes 10 e 12 têm presença de elementos estranhos e eram vendidos no Amazonas.

Café Salute: Lote 25 tem presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal e era vendido em Goiás.

Café Ivaporã tem presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal e era vendido no Paraná. O lote não foi informado.

Café Terra da Gente: Lote 0252404 tem presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal e era vendido em São Paulo.

Café Dona Filinha: Lote 063 tem presença de matérias estranhas e impurezas acima do limite legal e era vendido em Goiás.

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA