CIDADES

Parabéns Lucas do Rio Verde, pelos 32 anos de próspero desenvolvimento a nível nacional

Publicado em

Lucas do Rio Verde comemora neste dia 5 de Agosto de 2020, 32 anos desde sua emancipação política, e o Portal Terra MT Digital, com sede instituída no município, presta sua homenagem, contando um pouco da história dessa querida terra, que atualmente é lar de cerca de 65.534 habitantes (ano base 2019). É aqui que esse veículo de comunicação ganhou vida, e seu trabalho cresce até os dias de hoje, ultrapassando os limites municipais. 

 

Início de tudo, e desenvolvimento de uma das cidades destaque no país

 

A origem do nome é relacionada ao Rio Verde, curso d’água que corta o território municipal, assim chamado pela cor esverdeada que apresenta, e em homenagem a Francisco Lucas de Barros, um dos pioneiros. 

 

Tudo se iniciou com a Fundação da    Agrovila, em 05 de agosto de 1982, posteriormente, a criação do Distrito, em 17 de março de 1986 e a emancipação politico-administrativa do município de Diamantino, pela Lei nº 5.318     de 04 de julho de 1988, momento que já contava com 5.500 habitantes.

 

Lucas do Rio Verde é uma cidade que se desenvolveu muito rápido, pois até o final dos anos 90 não era servida a rede de energia elétrica, possuía apenas motores geradores a óleo para o abastecimento da cidade.

Anúncio

 

Leia Também:  São divulgados os novos membros do Conselho Tutelar 2020, em Lucas do Rio Verde

Passando por situações precárias, por momentos de dificuldade nesse período, três décadas depois da instalação do acompanhamento do 9º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção), às margens do Rio Verde, a cidade deu um salto em desenvolvimento, dando origem a moderna e dinâmica cidade dos dias de hoje.

 

Até o início dos anos 2000, a cidade era predominantemente sulista, mas com a divulgação do prodígio dos monocultores, pessoas de várias regiões do país migraram para a cidade, principalmente depois da chegada de empresas multinacionais.

 

Ainda jovem, Lucas do Rio Verde se tornou um dos pólos de desenvolvimento do estado, referência no agronegócio, sendo um dos principais produtores estaduais de soja e milho. 

 

Deste modo, a cidade é um exemplo de evolução rápida, e de crescimento sólido dentre todos os pequenos municípios brasileiros, sendo frequentemente apontada como uma das cidades mais desenvolvidas do país, com uma infraestrutura promissora e boas oportunidades de trabalho e negócios. Com isso, a cidade cresceu em diversificação cultural. 

Leia Também:  EM LUCAS: Líder de capoeira repudia ação de homem preso ontem, após tentar agredir a esposa, e aos policiais ele disse que era capoeirista

 

Na edição de 2018, a última até o momento, do IFDM – Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, referente ao ano-base 2016, a cidade de Lucas do Rio Verde ficou posicionada em 1° lugar no ranking estadual, seguindo na frente, até mesmo, da capital Cuiabá, que se encontra na segunda posição. 

Anúncio

 

O índice IFDM, é um estudo do Sistema FIRJAN que acompanha o desenvolvimento socioeconômico de todos os municípios brasileiros em áreas de atuação como: emprego e renda, educação e saúde, realizado, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

 

Diante de todo esse panorama, é possível notar a grandiosidade do município e seu destaque no âmbito nacional, mesmo por quem não convive na realidade local. E para aqueles que convivem, que são filhos dessa terra, e acreditamos que sentem na pele todos esses pontos positivos, mesmo em meio a eventuais dificuldades, estendemos o nosso Parabéns, já que toda a parte da história e de cada conquista, conta com o suor desse povo trabalhador, batalhador e tão querido, que é o povo luverdense.

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA