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Robótica educacional impulsiona aprendizagem nas escolas

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O bom desempenho das equipes da rede estadual de ensino no 1º Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso, realizado de 6 a 8 de agosto, em Cuiabá, conquistando importantes prêmios, incluindo dois troféus na modalidade First LEGO League Challenge (FLL), quatro vitórias na First Robotics Competition (FRC), além de seis premiações na modalidade Sumô de Robôs, é reflexo de um trabalho árduo e da dedicação dos estudantes, professores envolvidos e dos investimentos realizados pelo Estado na aquisição de tecnologias educacionais. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Educação, em parceria com o Senai MT e Sesi MT.

Quem atesta esse desempenho é o secretário de Estado de Educação, Alan Porto. Segundo ele, as premiações do festival com medalhas e troféus não apenas reconheceram os esforços dos estudantes, mas também inspiraram outros a se engajar no aprendizado da robótica e nas ciências. Ele lembra que a robótica educacional tem recebido atenção especial na rede, especialmente após o investimento de R$60 milhões em kits de montagem, cartilhas e formação aos professores.

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“Este aporte financeiro foi crucial para transformar a aprendizagem, promovendo um ambiente mais dinâmico e interativo para professores e estudantes. Por meio da utilização de kits de montagem e aplicativos, os estudantes têm desenvolvido habilidades que vão além das Ciências Exatas, estimulando também seu espírito de liderança”, explicou o secretário.

O resultado desse investimento é visível no engajamento dos jovens, principalmente. Alan enfatiza que a metodologia inovadora tem preparado crianças e jovens para desafios futuros, tanto no mercado de trabalho quanto na vida acadêmica, além de festivais como o ocorrido em Cuiabá. “Desde o início do programa, em 2020 mais de 34 mil estudantes de 102 escolas se beneficiaram da robótica, desenvolvendo um pensamento crítico e ampliando suas capacidades de resolução de problemas”, contabiliza.

 robotica educacional

Além do mais, o sucesso da iniciativa apontado por ele também se reflete na capacitação contínua dos professores e no acesso a livros digitais. Essas ações têm contribuído para um ensino mais rico e diversificado, envolvendo não apenas os alunos, mas também o corpo docente nas inovações tecnológicas. “Os investimentos em internet banda larga e dispositivos como Chromebooks têm ampliado as oportunidades de aprendizagem em sala de aula”.

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Com o engajamento dos jovens e com os resultados significativos do investimento, a Seduc pretende ampliar gradativamente o número de escolas atendidas. “Projetamos um futuro ainda mais promissor para a robótica educacional, com planos para ampliar gradativamente a implementação do programa em mais escolas”.

A expectativa da secretaria é dobrar o alcance e continuar promovendo uma educação que envolva tecnologia e inovação. O foco é garantir que mais estudantes tenham acesso a essa experiência transformadora, preparando-os para as demandas do mundo contemporâneo.

A robótica educacional faz parte da política Tecnologia no Ambiente Escolar, uma das 30 políticas que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que objetiva colocar a rede estadual de ensino entre as cinco redes públicas mais bem avaliadas no país até 2032.

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Lucas do Rio Verde

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