CIDADES

URGENTE: Tubulação de barragem rompe no Ceará; VEJA O VÍDEO

Publicado em

A tubulação de uma barragem que recebe águas da transposição do Rio Francisco rompeu na tarde desta sexta-feira (21) em Jati, no interior do Ceará. De acordo com o Corpo de Bombeiros, não há relato de pessoas feridas. 
 

O Ministério do Desenvolvimento afirma que, de acordo com as avaliações de engenheiros no local, "não há riscos à infraestrutura da barragem nem a regiões no entorno". A pasta afirma ainda uma equipe faz a manutenção do equipamento no local. Veja na íntegra a nota do ministério ao fim desta reportagem. 

 

O rompimento da tubulação ocorreu após a abertura de uma comporta da barragem, nesta quinta-feira, após a sangria do reservatório. 

 

Segundo o secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, o jato d'água causa uma erosão na área que "aparentemente" não está afetando a contenção da água. 

 

"O que ocorreu é que a tomada d'água apresentou um vazamento, houve um rompimento. Esse jato d'água todinho é devido à pressão. A preocupação é que esse jato está sendo jogado na ombreira da barragem e tem o processo erosivo, que aparentemente não afeta a barragem." 

 

Anúncio

O secretário afirmou também que o funcionário de uma empresa privada contratada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional foi acionado para fechar a comporta e interromper o fluxo de água. No entanto, o local sofreu uma queda de energia, e as autoridades aguardam a chegada de um gerador para acionar o controle da comporta.

Leia Também:  Mãe é detida pela PM após abandonar bebê em carrinho no meio da rua em MT

 

O tenente Aílton Lima, do Corpo de Bombeiros, afirmou que a corporação ainda avalia os danos ocorridos na tubulação e a necessidade de retirar famílias da região. "Eles [bombeiros enviados à cidade de Jati] vão verificar a necessidade de remoção de famílias, pessoas e bens que estejam em risco, na região próxima ao local onde essa água está escorrendo", afirma. 
 

Conforme o tenente, a avaliação inicial é de que a barragem não sofreu danos, mas investiga se o escorrimento de água pode afetar a estrutura. 

 

"Se houver risco de rompimento da barragem ou de inundação da área, a gente vai, junto com a Defesa Civil, promover uma evacuação do local", afirma Aílton Lima.

 

"Se houver mais necessidade, a gente vai mobilizar mais bombeiros para fazer um trabalho mais efetivo na região", completa.

 

Nota do Ministério do Desenvolvimento

 

Anúncio

Brasília-DF, 21/8/2020 – Sobre o vazamento em um dos condutos da Barragem de Jati (CE), no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informa:

Leia Também:  URGENTE: Secretaria de Saúde confirma primeira morte por Covid-19 em Cuiabá

 

1) Equipes técnicas da Pasta estão atuando desde o início da ocorrência para garantir os reparos necessários à estrutura que conduz as águas do Rio São Francisco apenas pelo Eixo Norte.

 

2) De acordo com as avaliações de engenheiros no local, não há riscos à infraestrutura da barragem nem a regiões no entorno.

 

3) A Defesa Civil do município de Jati também esteve no local e confirmou a integridade da estrutura e que não há riscos à população.

 

4) O volume de água no vazamento atingiu a rede elétrica que atende o empreendimento e, por isso, foi preciso instalar um gerador para garantir o fechamento da comporta.

 

Anúncio

5) A previsão é de que os serviços sejam concluídos em até duas horas.

 

6) Os testes operacionais no Cinturão das Águas do Ceará (CAC) serão mantidos.

Fonte: G1 CR

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA