Search
Close this search box.

Cultura

Cooperativas de crédito se unem na entrega de doações a comunidade indígena no Pantanal

Publicado em

Uma das áreas atingidas pelas queimadas no Pantanal em Mato Grosso, a Terra Indígena Baía do Guató, recebeu de cooperativas filiadas ao Sicoob Rondon doações de alimentos, sementes para plantação e água.

A ação surgiu da união de voluntários nas agências para ajudar famílias atingidas pela destruição no local.

As três comunidades da região, Coqueiro, São Benedito e Aterradinho, localizadas em Barão de Melgaço (MT), perderam grande parte de sua plantação e animais devido o avanço das queimadas, prejudicando a sobrevivência dos moradores.

A entrega das doações foi realizada por colaboradores voluntários do Sicoob, no início de outubro, e serão igualmente distribuídas entre as famílias.

Ao todo, foram arrecadadas 80 cestas básicas, doadas por cooperados, colaboradores e voluntários, em uma parceria com o Sicoob União MT/MS, Sicoob Integração, Sicoob Cerrado MT e Sicoob Fronteiras.

A ação social teve como objetivo contribuir com os moradores da comunidade indígena que passam por dificuldades diante das queimadas no estado.

Presidente do Sicoob Central Rondon, Aifa Naomi, conta que a iniciativa partiu do Conselho de Administração da cooperativa Sicoob União MT/MS diante dos prejuízos causados ao Pantanal com as queimadas e o período de seca.

Leia Também:  Jorge Ben Jor entra em campo com Rappin Hood para festejar os 110 anos do Corinthians

Após uma pesquisa, a Terra Indígena Baía dos Guató foi identificada em situação bastante precária. Com cerca de 19 mil hectares, ela teve mais de 80% de área destruída pelas queimadas, de acordo com um levantamento do Instituto Centro de Vida (ICV).

Os guatós são um dos poucos povos indígenas do Pantanal que sobreviveram ao contato, tendo sua renda baseada pela pesca, venda de iscas e alimentos produzidos na própria aldeia

Anúncio

 

“A nossa intenção foi ajudar essas comunidades, pois os prejuízos já foram feitos. O que queremos e podemos agora é contribuir com a reconstrução do que foi destruído. Um pouco que pudemos fazer, já aliviará a situação dessas famílias. O Pantanal é um patrimônio muito importante e temos que ter todo o cuidado e respeito. Agradeço ao apoio das cooperativas co-irmãs que também se mobilizaram e ajudaram com as doações”, acrescenta Aifa.

Tendo a agricultura de subsistência como principal fonte de alimentação e renda, os guatós têm enfrentado semanas de muitas dificuldades com a perda da plantação, queimada pelo fogo.

Além de servir de base do ‘pão de cada dia’ das famílias, os alimentos produzidos pela comunidade também eram vendidos para o comércio e rede hoteleira da região, contribuindo com a renda dos indígenas.

“Vivíamos da pesca e da nossa roça para comer. Foi tudo queimado. Nossos pés de milho, abacaxi, mandioca, banana, cana, tudo. Estamos sem renda e precisando de comida. Era com o dinheiro da venda desses produtos que comprávamos mais alimentos para a comunidade.

As doações de sementes serão muito importantes porque conseguiremos plantar tudo de novo”, relata o líder indígena dos guatós, Guilherme Pedroso da Silva.

A ida da equipe do Sicoob até a comunidade indígena contou com o apoio do voluntário da ONG É O Bicho MT, Sandro Lucose.

A instituição foi uma das primeiras a se organizar nos atendimentos a animais atingidos pelas queimadas e comunidades ribeirinhas. “É uma ajuda de diversas mãos. Temos o apoio do Sicoob e de parceiros como o Amigos do Pantanal, Assembleia Social, Jovens Solidários e o IFMT”, finaliza.

Fonte: G1 MT

COMENTE ABAIXO:
Anúncio
Anúncio

Cultura

Primeiro dia do Arraiá da Integração recebe mais de 5 mil luverdenses

Publicados

sobre

O Arraiá da Integração recebeu mais de 5 mil luverdenses na primeira noite de festa, que aconteceu na rotatória do Paço Municipal. Na noite desta sexta-feira (08), os alunos das escolas municipais e entidades de Lucas do Rio Verde mostraram a dança típica caipira e mato-grossense, devidamente caracterizados como pede a festa à São João.

A abertura do arraiá contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito Miguel Vaz, a primeira-dama Janice Ribeiro, a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, de Educação, Elaine Lovatel, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Daltro Figur, e representantes dos apoiadores.

O prefeito Miguel Vaz agradeceu a equipe organizadora do evento, especialmente a população, que se fez presente. “É o primeiro arraiá da nossa gestão. Estamos retomando os eventos com muita cautela e a ideia é integrar toda a população nisso. É muito bom ver a participação dos luverdenses nesse evento cultural tão importante, que é o São João”.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel, destacou a união das instituições de ensino para a realização das atividades na festa. “O Arraiá da Integração é uma tradição do nosso município. Estamos neste final de semana com a integração das unidades escolares da rede municipal, estadual, e dos grupos de serviços e entidades que trabalham de alguma forma com crianças, adolescentes e jovens. É uma festa destinada a toda sociedade, onde a família inteira pode participar e se divertir”.

Leia Também:  Povo Paresi mostra "case de sucesso" da agricultura indígena sustentável de MT na COP-27

Para a secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, é uma realização conjunta ver o quanto o evento cresceu durante os anos. “O arraiá nasceu em 2011, fiz parte como gestora no momento que ele foi pensado junto com meus colegas. Em pensar que aquele momento hoje tomou essa dimensão, com mais grupos participando, vários coletivos unidos para tornar essa festa tão linda e a cultura tomando uma posição tão valiosa. Sabemos a importância dos festejos juninos no Brasil e não podia ser diferente aqui em Lucas do Rio Verde”.

O Arraiá da Integração é uma festa realizada em conjunto pelas secretarias da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, em especial, as pastas de Educação, e de Cultura e Turismo. A estimativa de público da festa é dada pelas forças de segurança do município, que estiveram presentes apoiando toda a realização do evento.

Confira as fotos do 1º dia: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/fotos/56

Segundo dia

Neste sábado (09), as atrações entram ao palco a partir das 16h, com apresentações escolares, do grupo de danças urbanas da Secretaria de Cultura e Turismo e da quadrilha junina do município, grupo Simpatia Junina. O show de encerramento será com a dupla Julya e Maryana.

Anúncio

No local, foi montada uma praça de alimentação com barracas organizadas pelas escolas e entidades, que comercializarão bebidas e comidas típicas, como canjica, bolos, quentão, chica doida, pipoca, salgados, caldos, entre outras delícias.

Leia Também:  Jorge Ben Jor entra em campo com Rappin Hood para festejar os 110 anos do Corinthians

O Arraiá da Integração conta com apoio do Sicoob, Credisul, empresa Mano Júlio, escolas municipais e estaduais, organizações não governamentais que atendem crianças e adolescentes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

LUCAS DO RIO VERDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA