ECONOMIA

Após recuperação judicial, Americanas acelera devolução de galpões

Publicado em

Lojas Americanas
Estefan Radovicz / Agência O Dia – 19/01/23
Lojas Americanas

A Lojas Americanas , conhecida por sua exitosa operação logística, vem devolvendo galpões para produtos de e-commerce desde 2022 e acelerou as entregas após o processo de recuperação judicial. Em 2023, a empresa já fechou um centro de distribuição em Fortaleza (CE) e concentrou a operação no Ceará no centro de distribuição de Recife (PE).

Um levantamento nacional feito pela SDS Properties, imobiliária especializada em galpões em condomínios logísticos, enviado ao iG mostra que a empresa teve ocupação máxima de 830 mil metros quadrados em condomínios, desde então, reduziu a ocupação em 20%. 

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG 

Foram desocupados 159 mil m² distribuídos entre Betim (MG), Resende (RJ), Cajamar (SP) e Ribeirão Preto (SP). Veja:

Ápice de ocupação em 2022 => 830.000m² em condomínios logísticos em todo o Brasil + o principal CD da empresa em Jandira, SP

Leia Também:  Fazenda conclui nesta semana modelagem do novo arcabouço fiscal

Devoluções em 2022

  • Betim, MG => 62.000m²
  • Resende, MG => 26.000m² (já absorvido pelo mercado)
  • Cajamar, SP => 60.000m² (já absorvido pelo mercado)
  • Ribeirão Preto = > 11.000m²

Devoluções Já Confirmadas para 2023

  • Grande Curitiba => 22.000m² (entrega parcial do total que alugam)
  • Grande Porto Alegre => 20.000m² (entrega parcial do total que alugam)
  • Hortolândia => 27.000m²

Nos demais mercados:

– Contagem, Gr Salvador, Uberlândia, Benevides, Gr Recife, Seropédica e Jandira em SP, os proprietários monitoram possíveis entregas, mas ainda não formalizadas.

A entrega desses galpões preocupa o setor de aluguéis logísticos, principalmente em áreas onde a taxa de desocupação já é elevada. A devolução dos condomínios pode levar a aumento no aluguel do espaço. 

As devoluções que menos preocupam são as de Grande Curitiba (PR), São Paulo e Grande Belo Horizonte (MG), já que estas são regiões de alta demanda concentrada. Nas demais áreas, no entanto, as devoluções podem afetar até os preços dos produtos. 

Leia Também:  Light: Aneel diz que concessionárias não podem aderir à recuperação

Em Porto Alegre (RS), por exemplo, a taxa de vacância chega a quase 17%. A localidade tem uma taxa bem acima da média nacional, que é de 10,4%.

Fonte: IG ECONOMIA

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA