ECONOMIA
Copom mantém juros básicos da economia em 13,75% ao ano
Publicado em
21 de setembro de 2022 - 19:21por
Da RedaçãoA queda da inflação fez o Banco Central (BC) interromper o ciclo de alta dos juros após um ano e meio de reajustes seguidos. Por 7 votos a 2, o Comitê de Política Monetária (Copom) manteve a taxa Selic, juros básicos da economia, em 13,75% ao ano. A decisão era esperada pelos analistas financeiros.
A taxa continua no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava em 13,75% ao ano. Essa foi a primeira pausa nas elevações após 12 altas consecutivas, num ciclo que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis.
De março a junho do ano passado, o Copom tinha elevado a taxa em 0,75 ponto percentual em cada encontro. No início de agosto, o BC passou a aumentar a Selic em 1 ponto a cada reunião. Com a alta da inflação e o agravamento das tensões no mercado financeiro, a Selic foi elevada em 1,5 ponto de outubro do ano passado até fevereiro deste ano. O Copom promoveu dois aumentos de 1 ponto, em março e maio, e dois aumentos de 0,5 ponto, em junho e agosto.
Antes do início do ciclo de alta, a Selic tinha sido reduzida para 2% ao ano, no nível mais baixo da série histórica iniciada em 1986. Por causa da contração econômica gerada pela pandemia de covid-19, o Banco Central tinha derrubado a taxa para estimular a produção e o consumo. A taxa ficou no menor patamar da história de agosto de 2020 a março de 2021.
Inflação
A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em agosto, o indicador fechou em 8,73% no acumulado de 12 meses, após ter se . Esse foi o segundo mês seguido de inflação negativa, por causa da queda do preço da energia e da gasolina.
Apesar da desaceleração recente, o valor está acima do teto da meta de inflação. Para 2022, o Conselho Monetário Nacional (CMN) fixou meta de inflação de 3,5%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. O IPCA, portanto, não podia superar 5% neste ano nem ficar abaixo de 2%.
No Relatório de Inflação divulgado no fim de junho pelo Banco Central, a autoridade monetária estimava que o IPCA fecharia 2022 em 8,8% no cenário base. A projeção, no entanto, está desatualizada e deverá ser revista para baixo por causa das desonerações sobre a gasolina e o gás de cozinha. A nova versão do relatório será divulgada no fim de setembro.
As previsões do mercado estão mais otimistas. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 6%. No início de junho, as estimativas do mercado chegavam a 9%.
Crédito mais caro
A elevação da taxa Selic ajuda a controlar a inflação. Isso porque juros maiores encarecem o crédito e desestimulam a produção e o consumo. Por outro lado, taxas mais altas dificultam a recuperação da economia. No último Relatório de Inflação, o Banco Central projetava crescimento de 1,7% para a economia em 2022.
O mercado projeta crescimento um pouco maior. Segundo a última edição do boletim Focus, os analistas econômicos preveem expansão de 2,65% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos pelo país) neste ano.
A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o Banco Central segura o excesso de demanda que pressiona os preços, porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.
Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas enfraquece o controle da inflação. Para cortar a Selic, a autoridade monetária precisa estar segura de que os preços estão sob controle e não correm risco de subir.
Edição: Fábio Massalli
Fonte: EBC Economia
Inscrições para tutoria de curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia seguem até o dia 05 de novembro
Inscrições o curso de especialização em Educação Especial e Inclusiva seguem até terça-feira (5)
Lucas do Rio Verde celebra a grande Final do Campeonato Municipal de Futebol Amador
Novas licitações estão disponíveis no site da Prefeitura
Rapaz morre na hora ao bater moto contra muro de casa noturna em MT
Lucas do Rio Verde
Inscrições para tutoria de curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia seguem até o dia 05 de novembro
(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão) Leia Também: Homem bate na mulher e a mantém em cárcere privado com os filhos em...
Inscrições o curso de especialização em Educação Especial e Inclusiva seguem até terça-feira (5)
(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão) Leia Também: Em fevereiro, juros médios dos bancos sobem para 44,2% ao ano
Lucas do Rio Verde celebra a grande Final do Campeonato Municipal de Futebol Amador
(Foto: Ascom Prefeitura/Watyson Santos) Leia Também: Haddad adverte França sobre tentativa de atrasar acordo Mercosul-UE
Novas licitações estão disponíveis no site da Prefeitura
(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires) Leia Também: Dólar e bolsa fecham estáveis à espera de juros no Brasil e nos EUA
Dupla Tentativa de Homicídio é Registrada em Lucas do Rio Verde
Uma tentativa de homicídio foi registrada a pouco em uma residência localizada na Avenida Goiás, no bairro Veneza em Lucas...
MAIS LIDAS DA SEMANA
- BRASIL5 dias ago
Vídeo chocante mostra momento em que ‘motoqueiro do grau’ morre ao fazer manobra no trânsito; veja
- LUCAS DO RIO VERDE9 horas ago
Após escritório, casa de advogado é alvo de tiros em Lucas do Rio Verde
- CUIABÁ5 dias ago
Confusão entre mulheres em ponto de ônibus resulta em ataque violento com faca em MT; veja vídeo
- CIDADES5 dias ago
Casal e filho morrem em batida com caminhão em rodovia
- BRASIL5 dias ago
Mãe desnaturada mantém relações na frente da filha de 7 anos e ainda espanca criança; veja vídeo
- POLÍCIA3 dias ago
Jovem é encontrado amarrado e morto com tiros na cabeça ás margens da BR-163
- POLÍCIA5 dias ago
Motociclista que morreu após ser atropelada por ônibus escolar é identificada
- CUIABÁ2 dias ago
Fiel morre eletrocutado e 2 ficam feridos em retiro de igreja em MT