ECONOMIA

Enel irá modificar aparência de conta de luz em São Paulo

Publicado em

Enel
Divulgação
Enel

A partir deste mês, os clientes da Enel Distribuição de São Paulo passam a receber a conta de energia com um novo design. O modelo também permitirá a integração da fatura ao sistema de Nota Fiscal Eletrônica, prevista para ocorrer ao longo de 2023.

A nova conta também traz um campo reservado para QR Code que nos próximos meses possibilitará o pagamento via PIX. Outros meios de pagamento continuarão ativos para o consumidor, que poderá escolher os canais de sua preferência, como débito automático, internet banking, agências bancárias, postos de pagamento autorizados, caixas eletrônicos e lotéricas.

O boleto bancário que compõe a fatura está em tamanho menor e continua sendo apresentado nos modelos Enel, Banco do Brasil ou Itaú. Para evitar fraudes, quando o boleto for emitido, o cliente sempre deve conferir, antes de fazer o pagamento, se o beneficiário está em nome de Eletropaulo Metropolitana – Eletricidade de São Paulo S.A. (razão social da Enel SP).

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Leia Também:  Inflação oficial fica em 0,26% em setembro, diz IBGE 

Continuam presentes no novo modelo as informações com as quais os consumidores estão habituados, como os dados de cobrança e as informações necessárias sobre o processo de pagamento. 

Como funciona a conta de energia?

Todas as contas de luz trazem informações regulamentadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e há dados que sempre são usados no contato do cliente com a companhia de energia. Na fatura emitida pela Enel Distribuição São Paulo, o cliente deve ficar atento ao número da instalação, pois esta informação é solicitada nos contatos com a concessionária.

Anúncio

O consumidor deve verificar se dados como nome e endereço estão corretos. Isto evita, por exemplo, quitar uma conta de outro titular que tenha sido endereçada por engano. Os campos referentes ao mês de consumo, valor a ser pago e a data de vencimento estão bem destacados. Na hora de efetuar o pagamento na rede bancária, deve-se conferir se o valor a ser debitado é o mesmo indicado na conta.

A fatura sempre apresenta os dados do medidor de consumo e as datas em que as leituras são realizadas. Gráficos em formato de barra indicam o consumo de energia dos últimos 12 meses. De fácil visualização, este campo permite uma rápida leitura visual, alertando para variações no padrão de consumo da unidade.

Leia Também:  Alckmin defende desoneração completa do investimento e exportação

Na sequência, há informações sobre a bandeira tarifária, sistema de cobrança definido pela Aneel que reflete os custos adicionais causados por eventual necessidade de acionamento de usinas termelétricas.

Bandeira Verde indica que durante o mês não houve alterações nas tarifas de consumo e as condições para produzir energia elétrica estão moderadas. A bandeira amarela significa um sinal de alerta, e um leve aumento nas contas, e a bandeira vermelha indica urgência e um aumento maior no valor total. 

Para conferir as informações online, basta acessar a qualquer momento a ferramenta “Entenda sua Conta”, no site ou no app da Enel, que permite fazer comparações da fatura do mês com as anteriores e analisar cada componente, como consumo diário, dias de leitura, encargos, entre outras informações.

Fonte: IG ECONOMIA

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA