O ministro da Fazenda , Fernando Haddad (PT), ordenou nesta segunda-feira (20) que a Receita Federal escolha produtos apreendidos em fiscalizações para que sejam doados para os moradores das cidades afetadas por fortes chuvas no litoral norte de São Paulo .
“Determinei que a Receita Federal identifique mercadorias apreendidas, que possam ser enviadas às vítimas das chuvas no Litoral Paulista. São mais de R$ 11 milhões em roupas, calçados, itens de cama, mesa e banho, higiene pessoal, material de limpeza e utensílios de cozinha”, escreveu no seu perfil no Twitter.
O governo Lula se mobilizou para ajudar a população dos municípios afetados pela tempestade no litoral norte de São Paulo. O presidente da República visitou São Sebastião nesta segunda e sobrevoou as áreas atingidas pelas chuvas.
Ele foi para São Sebastião acompanhado dos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Ana Moser (Esportes), Jader Filho (Cidades), Márcio França (Portos e Aeroportos), Márcio Macêdo (Secretaria Geral), Paulo Pimenta (Secom), Renan Filho (Transportes), Rui Costa (Casa Civil) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional).
Também ficou definido que a ajuda humanitária vai ficar centralizada no Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e do município de São Sebastião.
Advertisement
Vítimas
São 36 mortes em decorrência das chuvas no litoral norte paulista. Somente em São Sebastião, 35 pessoas morreram após temporais devastarem a cidade. Em Ubatuba, há uma vítima. A última atualização é da noite desse domingo (19).
Segundo dados do governo de São Paulo, mais de 550 pessoas tiveram que deixar as casas em que vivem no litoral após as tempestades. Até as 19h de ontem, foram contabilizadas 228 desalojados, que se deslocaram para casas de parentes, e 338 desabrigados, que foram encaminhados a abrigos públicos.
Para ajudar as pessoas que foram afetadas pelos estragos da chuva, prefeituras e Organizações Não-Governamentais (ONGs) estão arrecadando doações em dinheiro ou itens básicos.
Veja como ajudar:
Para quem mora na região, a Prefeitura de São Sebastião está arrecadando itens pessoalmente.