ECONOMIA

Lula diz esperar que acordo entre Mercosul e UE seja fechado este ano

Publicado em

Lula disse que espera que acordo entre os blocos seja equilibrado
Ricardo Stuckert/PR – 06/04/2023
Lula disse que espera que acordo entre os blocos seja equilibrado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira que espera “ter boas notícias” sobre o acordo entre Mercosul e União Europeia ainda neste ano. Lula cumpre uma série de compromissos oficiais na Espanha, e discursou no Fórum Empresarial Brasil-Espanha.

“O Brasil e os sócios do Mercosul estão engajados no diálogo para concluir as negociações com a União Europeia e esperamos ter boas notícias ainda este ano. É um acordo muito importante para todos e queremos que seja equilibrado e contribua para a reindustrialização do Brasil”, disse o presidente.

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG

No segundo semestre deste ano, a Espanha assumirá a presidência da União Europeia. Em seu discurso, Lula disse que isso “poderá ajudar muito” na conclusão do acordo entre os blocos.

Leia Também:  Batida entre moto e caminhonete deixa 2 feridos na MT- 208

“Eu imaginava que esse acordo ia ser feito no meu primeiro ano de mandato, em 2003. Eu espero que a gente consiga fazê-lo agora”, disse Lula.

Juros altos

Em seu discurso no Fórum Empresarial Brasil-Espanha, o presidente voltou a criticar a alta taxa de juros brasileira, a Selic, que está em 13,75% ao ano desde agosto de 2022.

Lula disse que vai “sair ao mundo oferecendo a oportunidade de investimento no Brasil”. “É assim que a gente vai fazer com que o Brasil volte a gerar emprego, é assim que a gente vai fazer com que o Brasil reduza a taxa de juros, porque é impossível fazer investimento com a taxa de juros a 13,75% (ao ano), é impossível”, disse o presidente.

Leia Também:  Governo quer fechar acordo UE-Mercosul neste semestre, diz secretário

“Eu espero que a Espanha coloque dinheiro para emprestar mais barato para a gente poder ter empresário que vem aqui buscar dinheiro emprestado”, completou.

Anúncio

Nesta terça-feira, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, prestou esclarecimentos sobre os juros altos diante de uma comissão do Senado . Ele disse não saber quando a Selic será reduzida, e voltou a defender a atuação técnica do BC.

Fonte: Economia

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA