ECONOMIA

PIS/Pasep: prazo para sacar cotas termina em um mês; veja como fazer

Publicado em

Veja quem tem direito ao saque das cotas
pixbay
Veja quem tem direito ao saque das cotas

Trabalhadores que têm cotas do PIS/Pasep disponíveis têm mais um mês para fazerem o saque, que termina no dia 5 de agosto. No início de junho, a Caixa Econômica Federal liberou R$ 25,4 bilhões em cotas disponíveis a 10,5 milhões de trabalhadores.

Se o saque não for feito até a data limite, o valor é transferido do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para o Tesouro Nacional. Depois disso, os trabalhares têm cinco anos para fazer uma nova solicitação de retirada junto à União.

Quem tem direito às cotas do PIS/Pasep

Pessoas que trabalharam com carteira assinada, tanto na iniciativa privada quanto no setor público, no período de 1971 a 1988 que ainda não sacaram suas cotas dos PIS/Pasep têm direito ao benefício.

O saque integral também está disponível para beneficiários legais de trabalhadores falecidos que tinham cotas do PIS/Pasep a sacar.

Como sacar as cotas do PIS/Pasep

Para fazer o saque dentro do prazo, não é necessário ir a uma agência da Caixa, já que todo o processo pode ser feito online. Basta acessar o aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS , e ver se há um aviso na tela principal.

Se aparecer a mensagem “Você possui saque disponível”, é só clicar sobre ela e selecionar “Solicitar o saque do PIS/Pasep”. Depois, basta escolher a forma de saque, que pode ser presencial ou via crédito em conta, e clicar em “Confirmar saque”.

Leia Também:  Prorrogado prazo de migração de servidor para Previdência Complementar

Já no caso de trabalhador falecido, o beneficiário pode acessar o aplicativo, ir em “Meus Saques” e, depois, em “Outras Situações de Saque”. Em seguida, é necessário clicar em “PIS/Pasep – Falecimento do Trabalhador” e enviar os documentos necessários para conseguir realizar o saque.

Advertisement

Fonte: Economia

Advertisement

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA