ECONOMIA

Reforma tributária: Congresso não vai elevar impostos, diz Lira

Publicado em

Presidente da Câmara, Arthur Lira
Pablo Valadares/ Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara, Arthur Lira

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse neste domingo (16) que “não há possibilidade” de o Congresso Nacional votar uma reforma tributária que eleve a carga tributária. Segundo ele, esse também não é o desejo do governo federal.

“Não há possibilidade nenhuma de o Congresso aprovar aumento de impostos. Não há de jeito algum. Isso nem o governo quer nem nós aprovaremos o aumento de carga tributária”, declarou em entrevista exibida no canal de notícias Bandnews.

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG

Lira disse ainda que o assunto é uma “cantilena antiga”, mas que, dessa vez, o governo conta com seu apoio para ter base na hora de aprovar o texto.

“Eu penso que poderia ter uma eleição para a presidência da Casa vitoriosa sem o apoio do Partido dos Trabalhadores, mas eu aceitei o apoio, tenho amigos dentro do Partido dos Trabalhadores. E por ter aceitado o apoio, não me sinto à vontade de não ajudar.”

Leia Também:  Líderes indígenas se unem contra projetos no Congresso

Sobre a nova regra fiscal, Lira declarou que tanto ela, quanto a reforma tributária, são “matérias de interesse do país. Muito mais do que interesses de governo”.

Lira disse que ministro da Fazenda, Fernando Haddad, está no “caminho certo” ao propor a nova regra fiscal e a reforma tributária.

A intenção do presidente da Câmara é aprovar a reforma até junho de 2023. Para isso, a Câmara formou um Grupo de Trabalho a fim de “tirar da frente os obstáculos”, afirmou Lira.

Juros

O presidente da Câmara, Arthur Lira, também pediu “serenidade” na discussão em torno da taxa Selic. Ele entende que “não pode haver redução de juros artificial”.

Anúncio

Ainda de acordo com Lira, a Independência do Banco Central (BC) foi uma “conquista do país”.

Os 2 temas têm sido criticados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e por aliados do governo. “Ninguém tem juro alto porque quer. Eu só penso que o juro alto é menos danoso que a inflação alta”, acrescentou Lira.

Leia Também:  Congresso decide pela manutenção total ou parcial de 12 vetos

Fonte: Economia

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA