ECONOMIA

Tarifa da Sabesp tem reajuste de 9,5% nesta segunda

Publicado em

Tarifa da Sabesp será reajustada a partir desta segunda-feira
Sophia Bernardes
Tarifa da Sabesp será reajustada a partir desta segunda-feira

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo autorizou, a partir desta segunda-feira (10), reajuste de 9,56% na tarifa da Sabesp, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo.

A deliberação foi anunciada em fato relevante emitido pela Sabesp na última semana. As novas tarifas já passam a vigorar nesta segunda.

A companhia justificou o reajuste informando que este é resultado da soma do IPCA (fevereiro de 2022 a fevereiro de 2023) de 5,5964%; o fator de eficiência (fator X) de 0,2142%; o índice geral de qualidade (IGQ 2023) a ser descontado de 0,1280%; o resultado da revisão tarifária extraordinária de 5,5532%; e o ajuste compensatório (referente a 2021) a ser descontado de 1,4040%.

Privatização

Na mira do governador Tarcísio de Freitas, a Sabesp teve estudos para ser privatizada autorizado em fevereiro.

O governador havia anunciado pouco após assumir seu mandato que poderia concluir a venda da Sabesp até 2024 em modelo similar ao da Eletrobras, ou seja, de diluição das ações da companhia na Bolsa de Valores com perda de controle do Estado.

Leia Também:  Pilotos e comissários de voo decretam greve para próxima segunda-feira

Atualmente, o estado de São Paulo controla 50,3% do capital social da empresa. A ideia seria transformar as ações preferenciais em ordinárias, aquelas que dão direito a voto. Com mais ações ordinárias no mercado, o controle do Estado sobre a empresa automaticamente cairia.

Segundo dados do Instituto Trata Brasil, o estado de São Paulo conta com 98,5% de atendimento de água e 94% de atendimento de esgoto. O índice de esgoto tratado em comparação com a água consumida, no entanto, é de 55,4%.

Fonte: Economia

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA