ECONOMIA

TCU não deve decidir sobre dividendos da Petrobras esta semana

Publicado em

Petrobras passa por investigação sobre pagamentos de dividendos
Redação 1Bilhão
Petrobras passa por investigação sobre pagamentos de dividendos

O presidente do Tribunal de Contas da União, Buno Dantas, afirmou nesta segunda-feira (7) que a pasta não irá decidir sobre a distribuição de dividendos da Petrobras esta semana.

Durante assembléia de Instituições Superiores de Controle, Dantas afirmou que a investigação não tomará conta nos próximos dias pois membros da corte estão atuando no 24º Congresso Internacional das Instituições Superiores de Controle (Incosai).

Segundo o presidente do TCU, Augusto Nardes estaria “examinando a matéria”. Dantas disse que, embora não tenha conversado com o ministro sobre o assunto, tem certeza de que a decisão, assim que estiver pronta, irá para o plenário do tribunal. “Se o relator da matéria tiver alguma conclusão, todos vocês saberão”, assertou.

Na última quinta-feira (3), O Conselho de Administração da Petrobras aprovou a distribuição de R$ 43,7 bilhões em dividendos para os acionistas. Com isso, a empresa distribuirá R$ 180 bilhões em lucros dos três trimestres deste ano.

O Ministério Público do TCU, recentemente, sugeriu a “imediata suspensão” da  distribuição dos dividendos da Petrobras até uma decisão da Corte. O pedido pretende rever os pagamento dos dividendos, e a suspensão dos valores até que o TCU avalie se o valor definido é compatível com o fluxo de caixa da Petrobras.

Segundo o subprocurador-geral e relator do documento, Lucas Furtado, há um  risco contra a sustentabilidade e esvaziamento do caixa da empresa. “Receio que as eventuais distribuições possam comprometer a sustentabilidade financeira da Companhia no curto, médio e longo prazos, indo de encontro ao próprio Plano Estratégico da empresa”, afirmou no documento.

Em nota, o TCU também confirmou que o processo ainda está nas mãos de Nardes, e que o processo ainda não foi decidido pelo Tribunal. Segundo a instituição, não há previsão para apreciação do processo.

Leia Também:  Polícia aguarda laudo sobre 'bolo envenenado'

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Anúncio

Fonte: IG ECONOMIA

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA