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Magnata cripto chinês paga mais de R$ 36 milhões por banana presa por fita na parede

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A obra de arte mais famosa da última década encontrou um novo comprador. “Comedian”, uma escultura do artista Maurizio Cattelan, que consiste em uma peça de fita adesiva e uma banana colada a uma parede, foi vendida por R$ 36 milhões (US$ 6,2 milhões) na Sotheby’s em Nova York, após mais de seis minutos de intensa disputa. O comprador é o empreendedor de criptomoedas nascido na China, Justin Sun, confirmou a casa de leilões.

Em uma entrevista à Bloomberg após a venda, Sun disse que estava considerando pagar com a criptomoeda que fundou, Tron (TRX), mas, caso isso não fosse possível, com Bitcoin, que atingiu um recorde de R$ 552 mil (US$ 95.000) na época do leilão. (O lote foi o único da noite para o qual a Sotheby’s aceitaria pagamentos em criptomoedas.)

“Primeiro de tudo, sou um empreendedor de criptomoedas, mas também compro muita arte”, diz Sun, referindo-se às suas aquisições de Picasso, Warhol e Giacometti. “Descobri sobre ‘Comedian’ há um mês e adorei a ideia”, continua. “Ela ressoa com nossa ideia de descentralização no mundo das criptomoedas, porque esta é uma obra de arte conceitual—é impossível destruir a própria obra. ”

A obra, que faz parte de uma edição de três (mais duas provas do artista), tinha uma estimativa de pré-venda de R$ 5 a 6 milhões (US$ 1 milhão a US$ 1,5 milhão), embora o burburinho antecipado previsse (com precisão, como se revelou) que seria vendida por várias vezes esse valor. “É uma obra de arte que representa perfeitamente os tempos em que vivemos, celebrando o espetáculo, ” disse o conselheiro Rob Teeters algumas horas antes da venda.

A peça estreou em 2019 na Art Basel Miami Beach, quando foi exibida no estande da galeria Perrotin. Ela imediatamente causou alvoroço, com espectadores se acumulando de tal forma que a galeria foi forçada a retirá-la para controlar a multidão.

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Todas as três obras da edição foram vendidas por preços que variaram de R$ 120 mil a R$ 871 mil (US$ 120.000 a US$ 150.000). Uma delas foi subsequentemente doada ao Guggenheim; as outras duas permanecem em mãos privadas.

Não demorou muito para que a banana colada com fita adesiva de Cattelan se tornasse um meme mundialmente famoso, aparecendo na primeira página do New York Post (“Bananas! ”), sendo postada por celebridades e transformada em chapéus, imitações e outros produtos.

Ela também é considerada por muitos no mundo da arte como uma obra legítima de arte fina. Jason Farago, do New York Times, escreveu uma longa defesa da peça, argumentando que a obra “é uma escultura, que continua a dependência de Cattelan por décadas em usar a suspensão para fazer o óbvio parecer ridículo e para desinflar e derrotar as pretensões da arte anterior. ”

“Comedian”, continuou Farago, é uma continuação da “disposição de Cattelan em se implicar dentro dos sistemas econômicos, sociais e discursivos que estruturam como vemos e o que valorizamos. ”

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O comprador na noite de quarta-feira estava adquirindo um certificado de autenticidade que lhe dava o direito de manifestar a peça como uma obra de arte oficial, embora a Sotheby’s afirme que ele também receberá uma banana e um rolo de fita adesiva como uma espécie de kit inicial. (A obra também vem com um manual de instruções detalhado sobre como deve ser apresentada.)

Quando o lote foi apresentado, os participantes na sala de leilões lotada quase uniformemente levantaram seus telefones para gravar vídeos. O leiloeiro Oliver Barker começou a disputa a R$ 4,6 milhões (US$ 800.000), e pelo menos dois licitantes por telefone, dois online, além de três na sala, rapidamente levaram a obra além de sua alta estimativa em menos de 20 segundos. (Os trocadilhos surgiram—“não deixe escapar, ” disse Barker.) No final, restou um licitante online competindo contra um licitante por telefone.

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Finalmente, o martelo caiu a R$ 30 milhões (US$ 5,2 milhões); com as taxas da casa de leilões conhecidas como prêmios, o preço final foi de R$ 36 milhões (US$ 6,24 milhões). Embora o resultado tenha sido elevado, ele não superou o recorde de leilão para a obra de Cattelan, estabelecido em 2016 na Christie’s Nova York, por uma escultura de Adolf Hitler de joelhos (Him, 2001), que foi vendida por R$ 99 milhões (US$ 17,2 milhões).

“Comedian” não é a primeira venda a chamar a atenção durante a mega semana de leilões de novembro deste ano em Nova York. Na terça-feira, uma pintura do surrealista René Magritte foi vendida por pouco mais de R$ 703 milhões (US$ 121 milhões) na Christie’s, estabelecendo um recorde mundial para o artista e injetando um calor muito necessário em um mercado de arte de outra forma morno.

“Isso está chamando a atenção para o mercado, ” disse Teeters sobre a venda de “Comedian”. “Está contribuindo para a saúde do mercado? Não, não está. ”

Sun planeja exibir a obra de Cattelan em seu apartamento em Hong Kong, mas, ao contrário de suas pinturas e esculturas, ele acrescenta: “é muito fácil de levar comigo—essa é a beleza disso. ”

Sun afirma estar disposto a emprestar a obra para “quaisquer jogadores sérios da indústria que queiram pegar nossa obra de arte para exibi-la em qualquer lugar. Se Elon Musk quiser, eu deixarei que ele a coloque na espaçonave para Marte, ” conclui Sun. “A banana vai para Marte. ”

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Lucas do Rio Verde

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