ESPORTES

Mixto e Setasc realizam palestra sobre protagonismo feminino no futebol nas escolas de Cuiabá

Publicado em

mixto-e-setasc-realizam-palestra-sobre-protagonismo-feminino-no-futebol-nas-escolas-de-cuiaba

Mixto e a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) realizaram a primeira palestra sobre o protagonismo feminino no futebol, nesta terça-feira (05), na Escola Estadual Heliodoro Capistrano, no Bairro Parque Cuiabá.

“É muito legal falar para as novas gerações, que podem lutar por seus sonhos, e principalmente por ser futebol, um esporte taxado como masculino. Foi de suma importância mostrar para as meninas que elas podem estar onde elas quiserem, e também contar um pouco da história do futebol feminino do clube”, ressaltou a treinadora do Alvinegro, Kethleen Azevedo.

Conforme a secretária interina da Secretaria Adjunta de Direitos Humanos, Katiellen Martins, o objetivo é mostrar aos estudantes sobre a luta histórica das mulheres por igualdade de oportunidades e direitos.

As palestras com o tema “Protagonismo Feminino” fazem parte das atividades de Educação em Direitos Humanos da Setasc, por meio do Centro de Referência em Direitos Humanos.

Drielly Souza e Sthepane Souza são as atletas do Mixto que também estiverem presentes na palestra. Segundo Sthepane, é importante motivar a nova geração de mulheres que podem trabalhar com o que quiser, até mesmo em profissões vistas apenas para homens.

Leia Também:  Flamengo finaliza preparação para partida contra o Internacional, pelo Brasileirão

Estão programadas mais três palestras nas próximas semanas em diferentes escolas da capital mato-grossense. O próximo encontro será nesta quinta-feira (7), na escola Estadual Salim Felicio.

História do Mixto

Zulmira Canavarros fez parte da fundação do Mixto Esporte Clube em 1934 e eleita a primeira presidente. Zulmira é uma egéria cuiabana, que deixou o legado ao Tigre de ser o expoente na luta pelo direito da mulher e pela igualdade de gênero.

Outra mulher marcada na história do clube é Maria Zeferina da Silva (Nhá Barbina), que foi a primeira mulher a fundar e comandar uma torcida organizada no estado, a “Coração Alvinegro”, tornando-se símbolo do clube.

Advertisement

Advertisement

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA