GERAL

Até 40 pacientes estão na fila por vagas de UTIs em MT, diz SES

Publicado em

O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo reconheceu que há uma fila de doentes infectados com a Covid-19 à espera de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais da rede pública. O número varia, diariamente, entre 30 e 40 pedidos.

O boletim divulgado na noite de quinta-feira (9) mostra que Mato Grosso atingiu o maior nível de ocupação em UTIs na rede pública desde o início da pandemia. O Estado tem 98,4% dos leitos ocupados, restando apenas seis vagas para todos os 141 municípios mato-grossenses.

O secretário explicou que, apesar de o boletim apresentar números de leitos vagos, muitas vezes eles não têm profissionais para operacionalizá-los.

“Temos que admitir que não há leitos. Por dia a demanda é de 30 a 40 pessoas e poucos leitos disponíveis. Isso acontece por dois fatores. [O primeiro é que] Muitas vezes, nós não temos equipe disponível, os médicos estão sendo afastados diariamente”, revelou Figueiredo.

Segundo o secretário, há mais de mil profissionais de saúde afastados dos hospitais da rede pública por testarem positivo para a Covid-19 ou por serem do grupo de risco.

Leia Também:  Vestibular da Unemat oferece 2.390 vagas para o segundo semestre

“O segundo fator é que entre a retirada e a entrada de um paciente tem todo um processo de desinfecção a ser feito. Não é simplesmente levanta um, deita o outro”, completou.

200 novos leitos

O secretário anunciou a abertura de 200 novos leitos de UTI em todo Estado. No entanto, revelou que o Executivo enfrenta dificuldade para a abertura imediata desses espaços.

Segundo ele, há falta de profissionais especializados e medicamentos, como sedativos e anestésicos disponíveis.

Anúncio

“Eu posso assegurar que nós temos equipamentos para abrir 200 leitos de UTI no Estado. Nesse momento o que falta são profissionais. O esforço para ampliar leitos, estamos fazendo. Pedimos inclusive, ajuda ao Ministério da Saúde para que traga profissionais de outros estados para reforçar nosso time”, disse o secretário.

 

texto: noticia exata

COMENTE ABAIXO:
Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA