GERAL
CCBB RJ recebe 3ª Mostra de Cinema Árabe Feminino com sessões grátis
Publicado em
21 de março de 2023 - 16:53por
Da RedaçãoO Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ) abre nesta quarta-feira (22) a 3ª Mostra de Cinema Árabe Feminino, que oferecerá ao público, até o dia 10 de abril próximo, a oportunidade de conhecer 34 obras cinematográficas dirigidas por mulheres árabes que residem ou não nos países do Oriente Médio e que retratam a diversidade do cinema árabe contemporâneo. As cineastas são oriundas de oito países: Egito, Líbano, Palestina, Sudão, Iêmen, Síria, Argélia e Marrocos. A entrada é gratuita e os ingressos estão disponíveis na bilheteria física do CCBB RJ ou no site, a partir das 9h do dia da sessão. O patrocínio é do Banco do Brasil.
A sócia da Partisane Filmes, Analu Bambirra, que divide a curadoria da mostra com a brasileira Carol Almeida e a egípcia Alia Ayman, disse hoje (21) à Agência Brasil que a maioria dos filmes que serão apresentados é inédita no Brasil. A seleção foi feita a partir de pesquisa entre festivais e curadores de cinema. Durante 20 dias, questões políticas e sociais, vivências LGBTQIAP+, masculinidades, família, entre outros temas, passarão pela tela do Cinema 1 do CCBB RJ. A programação completa pode ser acessada online.
Debates
Também diretora e produtora da Mostra de Cinema Árabe Feminino, Analu Bambirra destacou dois filmes, cujas realizadoras estarão no Brasil para debate com o público do Rio de Janeiro. O primeiro é Miguel’s War (A Guerra de Miguel), de Eliane Raheb. Inédito no Brasil, esse é o quarto longa-metragem da diretora libanesa e aborda a trajetória de um homem gay que escapa do país e retorna mais de 30 anos depois, revisitando o passado. “É um filme muito impactante”. Ele estreou no Panorama da Berlinale em 2021 e ganhou o Teddy de melhor longa-metragem, o Grande Prêmio do Júri no NewFEST, o prêmio de documentário no festival de cinema LGBT de Paris e o de melhor documentário no Festival de Cinema de Mizna. Eliane Raheb vai comentar seu filme no dia 6 de abril. Antes, no dia 2, ela ministra a masterclass Construção de personagens no cinema documental. Para a masterclass, a inscrição é prévia. Mais informações podem ser obtidas pelas redes sociais.
O segundo filme, já exibido nos cinemas brasileiros, é assinado pela premiada diretora síria Soudade Kaadan, nascida na França e radicada na Inglaterra. Ela vai comentar seu filme Nezouh no dia 7 de abril. O drama apresenta a história da adolescente Zeina, de 14 anos, e sua família, que são os últimos moradores a resistir a um bombardeio em sua cidade natal sitiada, Damasco, na Síria. “É um filme muito forte e ela vai conversar com o público também”, comentou a curadora.
A mostra terá ainda duas mesas redondas. A primeira será realizada no dia 25 deste mês, às 14h, sobre Imagem de arquivo, política e memória. As palestrantes serão Patrícia Machado, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio), e Thais Blank, da Escola de Ciências Sociais da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC). A segunda mesa redonda abordará Transbordamentos e ancoramentos: mulheres do Oriente Médio em movimento, com as palestrantes Daniele Regina Abilas, Mirian Alves e Ana Raietparvar, todas do Núcleo de Estudos do Oriente Médio da Universidade Federal Fluminense (NEOM/UFF), no dia 1º de abril, às 14h.
Abertura
O filme de abertura da 3ª Mostra de Cinema Árabe Feminino é o longa-metragem inédito no Brasil Lift like a girl (Levante Como uma Garota) da diretora egípcia Mayye Zayed. O documentário recebeu o prêmio Golden Dove, no festival DOK Leipzig, e acompanha uma garota egípcia de 14 anos que treina entre as campeãs de elite do Egito para competir internacionalmente com levantamento de peso.
Outros longas que estreiam no Brasi são Foragers, da palestina Jumana Manna; Purple Sea, de Amel Alzakout e Khaled Abdulwahed; The Zerda and the Songs of Forgetting e La Nouba des Femmes du Mont-Chenoua, ambos da escritora argelina Assia Djebar, falecida em 2015; e The hour of liberation has arrived, da diretora libanesa Heiny Srour, considerado o primeiro longa-metragem de uma mulher árabe a ser selecionado para o Festival de Cannes, em cópia restaurada do filme.
Entre os 21 curtas que serão exibidos, 14 estreiam no Brasil. Entre eles, destaque para As If No Misfortune Had Occurred in the Night, realizado pela diretora palestina Larissa Sansour; a trilogia Life on the Caps, da artista marroquina Meriem Bennani; e The Window, da libanesa Sarah Kaskas.
Durante a programação, serão feitas homenagens às realizadoras Meriem Bennani (artista visual marroquina que trabalha com animação e arte contemporânea), Azza El Hassan (diretora palestina que fundou o projeto de restauração fílmica, curadoria e produção chamado The Void Project) e Basma Alsharif (artista visual e diretora de origem palestina).
Depois do Rio de Janeiro, a 3ª Mostra de Cinema Árabe Feminino seguirá para o CCBB Brasília e o CCBB São Paulo.
Edição: Valéria Aguiar
Fonte: EBC Geral
Força Tática recupera veículo e prende jovem de 24 anos por receptação em MT
Caminhoneiro morre após sofrer parada cardíaca em pátio da empresa
Jovem é executado com tiros no rosto por dupla em motocicleta
Ação da PRF resulta em apreensão de quase 1 tonelada de cocaína em operação de fiscalização em MT
Casa fica parcialmente destruída após pegar fogo em MT
Lucas do Rio Verde
Cemitério Jardim da Paz recebe familiares neste sábado (02) no Dia de Finados
(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão) Leia Também: Família denuncia escola particular por passar prova contendo perguntas homofóbicas
Placas de alerta sobre obrigatoriedade de coleiras em cães são instaladas em pontos turísticos de Lucas do Rio Verde
(Foto: Ascom Prefeitura/Luciano Lupo) Leia Também: Jovem que sangrav4 por ouvidos, nariz e boca “chora” sangu3
Lucas do Rio Verde recebe Agência Itinerante da Marinha para regularização de documentação
(Foto: Ascom Prefeitura/Bruno Albuquerque) Leia Também: Lexa entra no elevador toda empinada e com bumbum à mostra: “De fio dental!”
Operação Rota do Sertão: Polícia Civil e PRF Cumprem Mandados em Lucas do Rio Verde
Investigação revela esquema de transporte ilegal de drogas e madeira, com 22 carretas apreendidas Na manhã desta quinta-feira,...
3ª etapa do Circuito de MTB em Lucas do Rio Verde estará com inscrições abertas a partir de amanhã (31)
(Foto: Ascom Prefeitura/Bruno Albuquerque) Leia Também: O que abre e o que fecha no feriado de Finados no Distrito Federal
MAIS LIDAS DA SEMANA
- BRASIL2 dias ago
Vídeo chocante mostra momento em que ‘motoqueiro do grau’ morre ao fazer manobra no trânsito; veja
- CUIABÁ6 dias ago
Motociclista tenta ultrapassar, perde controle e garupa morre esmagada
- CUIABÁ7 dias ago
Homem atira no marido de sua ex em frente à residência do casal em MT; veja vídeo
- CIDADES6 dias ago
Mulher é arrastada para área de mata e estuprada em plena luz do dia em MT
- CIDADES2 dias ago
Casal e filho morrem em batida com caminhão em rodovia
- CUIABÁ2 dias ago
Confusão entre mulheres em ponto de ônibus resulta em ataque violento com faca em MT; veja vídeo
- CIDADES5 dias ago
Mulher é assassinada no interior de Mato Grosso; câmera flagra suspeita fugindo; veja vídeo
- BRASIL2 dias ago
Mãe desnaturada mantém relações na frente da filha de 7 anos e ainda espanca criança; veja vídeo