GERAL
Estudante produz cerveja artesanal à base de bocaiuva como trabalho de conclusão de curso em MT
Um estudante cuiabano desenvolveu uma cerveja à base de bocaiuva, fruto típico do cerrado. Willian Real Dejavitte é formado em tecnologia de alimentos e produziu a bebida para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), da Faculdade de Tecnologia (Fatec), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e pensa em investir no produto para a comercialização.
Willian possui um bar barbearia em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá.
Ele disse ao G1 que produziu a cerveja apenas na faculdade e fez oito litros da bebida, utilizando cerca de 1 kg da fruta, mas sem a semente.
À época apenas os professores e alguns colegas experimentaram a cerveja a base de bocaiuva.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/B/n/d5vEfnRRmvxOgpIo35ug/whatsapp-image-2019-10-22-at-15.39.35.jpeg)
Ele tem a intenção de fabricar a bebida em grande escala para disponibilizar no mercado, mas, por enquanto, não possui condições financeiras. Ele pretende desenvolver um projeto para a comercialização.
“Eu sempre gostei de cerveja e resolvi fazer a bebida como projeto de trabalho. Escolhi essa fruta por causa da regionalidade e para a valorização local. É uma fruta encontrada também em Mato Grosso do Sul, na Bolívia, e até na Bahia, mas com outros nomes. Penso em investir e empreender na ideia, mas quando tiver recursos financeiros ou parcerias para produzir,”, contou Willian.
Para produzir a cerveja, ele foi pessoalmente coletar a fruta selvagem no meio do mato e contou com a ajuda de amigos para produção.
Segundo Willian, a preparação da bebida em laboratório, após a coleta da matéria-prima, levou cerca de 8 horas para a bebida ficar pronta.
A produção da cerveja foi feita de modo artesanal e no laboratório da faculdade. Neste ano, a Fatec promoveu um simpósio em parceria de outras instituições, entre elas a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O projeto do ex-aluno serviu de inspiração para um grupo de alunos e professores, que formataram a proposta original para apresentação no evento.
Segundo o empresário, a cerveja é de gosto forte, estilo malzbier e as pessoas que provaram acharam interessante e aprovaram o sabor.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/l/z/5SgqBHQhi2twX978iAzA/whatsapp-image-2019-10-22-at-15.19.37.jpeg)
Sabores exóticos, com frutas regionais, são cada vez mais comuns para os consumidores cuiabanos. Em algumas sorveterias da capital podem ser encontrados sorvetes sabor bocaiuva.
G1 MT
-
LUCAS DO RIO VERDE3 dias agoSaiba quem é o jovem que ficou em estado gravíssimo após acidente violento em Lucas do Rio Verde
-
LUCAS DO RIO VERDE4 dias agoHomem dá entrada no hospital com o corpo coberto de hematomas após possível “salve” em Lucas do Rio Verde
-
GERAL4 dias agoVEJA O VÍDEO: Mulher segue marido, descobre suposta traição e faz barraco em festa no rio
-
GERAL4 dias agoVereadora chama atenção ao acender rojão entre as nádegas antes de jogo do Brasil; veja o vídeo
-
LUCAS DO RIO VERDE5 dias agoEXCLUSIVO: Saiba quem é o homem espancado por seis pessoas e morto em Lucas do Rio Verde
-
CIDADES6 dias ago‘Não consigo sair na rua!’ Vídeo viral mudou tudo: padre diz que perdeu a paz e cobra R$ 300 mil na Justiça
-
VÍDEOS2 dias agoVEJA O VÍDEO: homem flagrado em ato obsceno em supermercado é encontrado e agredido por criminosos
-
ACIDENTE4 dias agoCarro atinge moto, foge sem prestar socorro e deixa homem em estado gravíssimo em Lucas do Rio Verde; veja o vídeo