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Fila de espera em agências da Caixa passa a ter tendas e cadeiras em Cuiabá depois de aglomerações

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Após o registro de longas filas e aglomerações em agências da Caixa Econômica, desde a semana passada, quando começou o saque do auxílio emergencial, os locais passaram a receber estrutura com tendas e cadeiras para que os clientes aguardem atendimento de forma organizada, em Cuiabá.

No início da manhã desta quinta-feira (7), agências localizadas no Centro da capital já tinham clientes sentados embaixo de tendas aguardando a abertura do banco para atendimento.

De acordo com a prefeitura, também deve ser distribuído água aos clientes nas filas.

A prefeitura informou que também vai interditar as vias em determinados horários, principalmente nas agências que têm maior fluxo de pessoas.

Foi montado um plano de ação pela prefeitura com a Superintendência da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso para evitar tumultos durante os atendimentos nas unidades bancárias, que realizam o pagamento do auxílio emergencial do governo federal, no valor de R$600, em razão da pandemia do novo coronavírus.

O objetivo é garantir a organização e o distanciamento necessário para evitar a disseminação do vírus.

Em Cuiabá, do total de agências da Caixa que efetuam o pagamento do auxílio emergencial, três delas são consideradas mais críticas e por causa disso, terão prioridade na organização nesta semana.

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São elas: agência Avenida Barão de Melgaço, no Centro, agência Morada do Ouro, na Avenida Brasil e a agência do Coxipó, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, no Bairro Jardim Petrópolis.

Nas demais unidades, o plano de ação começa na próxima semana.

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Na última sexta-feira (1º), a fiscalização autuou uma agência bancária que manteve mais de 700 pessoas aglomeradas em frente a uma unidade instalada na Rua Barão de Melgaço.

A partir das notificações e autuações lavradas pelos fiscais da Prefeitura aos bancos, as instituições podem sofrer restrições, além de pagar multas, que poderão ser diárias.

Pagamento do Auxílio Emergencial

Na semana passada teve início o calendário escalonado de saque em espécie do Auxílio Emergencial nas agências, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui para os beneficiários da Poupança Social Digital.

De acordo com o banco, o escalonamento foi pensado para evitar a busca massiva às agências, no momento em que se recomenda evitar aglomerações.

Entretanto, agências em diversas partes do país registram grandes filas e aglomerações de pessoas que não fazem parte do público alvo do atendimento presencial.

Segundo a Caixa, parte dos clientes estão em busca de serviços essenciais, como saque do seguro desemprego e Bolsa Família sem cartão, desbloqueio de senhas, entre outros.

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O calendário do saque em espécie é válido para os beneficiários que recebem pela Poupança Social Digital.

Vale ressaltar: não são todos os beneficiários do auxílio emergencial que recebem por meio dessa conta.

Para quem já tem poupança na Caixa e correntistas de outros bancos, o crédito do auxílio é feito nessas contas. No caso do crédito em poupança da Caixa, o valor pode ser movimentado independentemente do calendário de saques citado acima por meio de cartão de débito, do Internet Banking e de saques em casas lotéricas e terminais de autoatendimento.

Os beneficiários do Bolsa Família elegíveis para receber o auxílio receberão o crédito no mesmo calendário e na mesma forma do benefício regular.

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Quem tiver o direito, segundo o banco, receberá o crédito do auxílio no mesmo calendário do benefício regular, da mesma forma que recebe o Bolsa Família, utilizando o cartão nos canais de autoatendimento, unidades lotéricas e correspondentes.

A Caixa informou ainda que os cidadãos que receberam o auxílio emergencial pela Poupança Digital, que foi aberta de forma automática, podem movimentar a conta pelo aplicativo do banco ‘CAIXA Tem’, que terá navegação gratuita nos meses de abril e maio, e está disponível 24 horas pelos 7 dias da semana.

Texto: Repórter MT

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