GERAL

Mais de 2,8 mil focos de calor são registrados em MT em três meses; bombeiros criam plano de ação

Publicado em

Somente nos três primeiros meses de 2020, houve um aumento de 15% nos focos de calor se comparado a 2019. De 1° de janeiro a 31 de março deste ano, foram registrados 2.844 focos, conforme dados do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBM-MT). Já em comparação com os últimos 10 anos, o aumento foi de 93,4%.

Nessa segunda-feira (13), o Corpo de Bombeiros homologou o Plano de Operações para a Temporada de Incêndios Florestais (Potif) para o ano de 2020.

Com o baixo volume de chuva registrado até agora, a tendência é que a seca cause muitos incêndios no estado, segundo os bombeiros.

O plano criado pelos bombeiros inclui várias ações separadas em etapas de prevenção, preparação, resposta e responsabilização.

Na etapa de preparação, em que o CBM-MT está agora, estão sendo feitos os contatos com as prefeituras interessadas em montar suas brigadas de incêndio florestal, o nivelamento de equipes e a montagem de salas desconcentradas.

Leia Também:  Saques e incêndios são registrados na Bolívia após renúncia de Evo

Uma das ações da fase de preparação prevê uma semana de prevenção aos incêndios florestais no estado. Neste ano, a ação acontecerá nos 20 municípios que mais queimaram. Em 2019, apenas estes municípios representam 45% do total de focos de calor registrados.

G1 MT

COMENTE ABAIXO:
Anúncio
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA