GERAL

Por telefone, policiais militares ajudam a salvar bebê engasgado

Publicado em

Um bebê prematuro de 8 dias foi salvo de um engasgo por policiais militares de Sorriso. Segundo a corporação, a mãe da criança recém-nascida, de 14 anos, ligou para o 190 para pedir orientações. Os procedimentos foram feitos pela adolescente até que a vítima voltasse a respirar normalmente.

Por volta das 2h40min desta quinta-feira, a mãe do bebê, Natália, que mora no residencial Mário Raiter, em Sorriso, ficou desesperada quando o filho engasgou com a saliva. Sem saber o contato de emergência do Corpo de Bombeiros (193), a jovem ligou para a Polícia Militar para pedir socorro.

O sargento Izaias Moura informou que todas as orientações de socorro (como posições, massagem peitoral etc) foram explicadas minuciosamente por telefone à mãe para que a criança voltasse a respirar. Ele ressalta que a PM, além de combater à criminalidade de maneiras ostensiva e preventiva, está à disposição para situações dessa natureza.

O soldado Gleidson Dias, que estava operando o 190, contou como tudo ocorreu para o desfecho feliz. “Foi uma situação atípica. A mãe estava desesperada dizendo que a criança estava roxa e não respirava. De imediato, eu acionei os bombeiros para irem ao bairro tendo em vista que o Mário Raiter fica em região distante. Eu e o cabo PM Dias passamos algumas orientações para auxiliar a mãe a socorrer o bebê dela o mais rápido possível, como deitar o bebê de cabeça para baixo na coxa dela e dar 5 palmadinhas de leve para a criança desengasgar e voltar a respirar”.

Leia Também:  homem é preso após tentar m4tar ex a fac4das em feira

Apesar das tentativas, a criança continuou engasgada com a saliva. Mas, capacitados com um treinamento de salvamento, os policiais deram outras orientações à mãe. “Como não surtia efeito, a mãe foi orientada a fazer massagem no tórax com os dois dedos indicadores e isso desobstruiu as vias respiratórias. A criança voltou a respirar e o Corpo de Bombeiros, que faz um excelente trabalho na cidade, chegou para dar os primeiros atendimentos”, explicou Dias.

Para ele, é enorme a satisfação de ter ajudado a salvar uma vida. “Agradeço a Deus, às instruções que recebemos da PM, que está sempre à disposição e ao lado da população de Sorriso em várias ações sociais”, finalizou.

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso parceira do Terra MT Digital – com informações de Rafael Sousa/TV Sorriso

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA