GERAL

VEJA O VÍDEO: Pescadores denunciam usina de Sinop por morte de peixes

Publicado em

Pescadores que navegavam pelo rio Teles Pires no fim de semana, denunciaram a morte de toneladas de peixes boiando na água. A mortandade atinge todas as espécies existentes no local e começou a ser percebida no sábado (15). Os autores das filmagens acusam a Usina Hidrelétrica de Sinop pelo dano ambiental.

 

Na filmagem, um dos pescadores mostra peixes enormes boiando na água. Ele ainda questiona que os profissionais podem pescar apenas 5 quilos para evitar a redução da fauna do rio, porém, a empresa causa dano infinitamente maior e não há providências.

 

“Isso não é em um só lugar. É em todo rio. Aqui onde estou é abaixo da Ilha Alcione, da quinta ilha da Usina. Quando mais a gente desce rio, mais peixe morto tem”, relata.

Em setembro de 2019, a Justiça suspendeu o funcionamento da empresa pelo mesmo motivo. Na época foram recolhidos 13 toneladas de peixes mortos no Rio Teles Pires.

Leia Também:  Sinop: Camionete bate em carro e capota na MT 220, quatro pessoas ficam feridas

                              

Outro pescador narra que o cheiro no local estava insuportável, que a quantidade de animais mortos era grande. “Quando tempo a natureza vai demorar para se recuperar? A natureza é mais importante do que uma usina. O que ela traz de bom para a cidade?”, narra na filmagem outro pescador.

Nos vídeos é possível ver, além dos cadáveres boiando, muitos peixes que foram arrastados para a margem do rio. Os pescadores ainda comentam que a usina havia começado a recolher os animais mortos.

 

Anúncio

Outro lado
A Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema) foi procurada e não atendeu às ligações nem respondeu mensagens. A assessoria da Usina Hidrelétrica de Sinop foi procurada e encaminhou a seguinte nota:

"A Companhia Energética Sinop, concessionária da UHE Sinop, informa que, em decorrência do período da seca, o reservatório teve redução do nível de água chegando próximo ao limite, sendo necessária a parada das unidades geradoras.

 

Diante disso, foram observados espécimes de peixes boiando ao longo do barramento da Usina. Imediatamente, a Companhia destinou equipes embarcadas para realizar a coleta das carcaças e sua correta destinação.

 

Essa alteração pode mudar momentaneamente o ambiente aquático próximo ao reservatório e pontualmente gerar impacto aos peixes. Vale ressaltar, porém, que esse tipo de manobra faz parte da operação de uma usina hidrelétrica e está prevista no licenciamento ambiental. As condições do local estão sendo observadas para avaliação das hipóteses do evento ocorrido, considerando os diversos aspectos envolvidos, para que se possa aplicar as ações cabíveis o mais rapidamente possível.

 

Leia Também:  Aprovado Plano de Ação da Prefeitura de Sinop para aplicação dos recursos da Lei Paulo Gustavo

A Companhia Energética Sinop reforça que cumpre a legislação e o licenciamento ambiental e preza pelo compromisso com o meio ambiente e com a geração de energia limpa e renovável".

Fonte: GAZETA DIGITAL

Anúncio

COMENTE ABAIXO:
Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA