O 1º Fórum da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de Primavera do Leste (a 231km de Cuiabá) será realizado no dia 11 de agosto, com o objetivo de debater estratégias para o enfrentamento da violência e definir mecanismos para o aperfeiçoamento do trabalho em rede. O evento ocorre das 7h às 17h, no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
O credenciamento será a partir das 7h30 e a abertura do evento às 8h, com apresentações culturais. O primeiro painel abordará o tema “Violência de gênero e interseccionalidade racial”, tendo como palestrante a secretária adjunta da Secretaria da Mulher de Cuiabá, Elis Prates. Os debatedores serão a presidente da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Glaucia Anne Kelly Rodrigues do Amaral, e o professor do IFMT Max Vieira.
O segundo painel, com o tema “A cultura do estupro: quando a violação sexual é normalizada”, começa às 10h. A exposição será da defensora pública Rosana Leite Antunes, com debates da defensora pública Patrícia Fernandes e do advogado público do município de Poxoréu, Divino Oliveira.
No período da tarde, a partir das 14h, ocorre o painel “Patrulha Maria da Penha como instrumento de prevenção ao feminicídio”, que será apresentado pela comandante-geral adjunta da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), coronel Francyanne Lacerda. Atuarão como debatedoras a tenente coronel da PMMT Emirella Martins e a coordenadora do Curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera Rosimery Aparecida dos Santos Tomasi.
Para finalizar, será realizada “Discussão e apontamentos sobre as 10 ações a serem implementadas pela Rede de Enfrentamento no biênio 23/24”, em formato de grupos de trabalho, coordenados pela escrivã de Polícia Civil Maria dos Anjos Gomes Barbosa, pela assistente social Joelma Santana Sousa Caldas de Almeida e pela advogada Larissa Rosa de Souza Silva. O encerramento do fórum será às 17h.
Fonte: Ministério Público MT – MT