MATO GROSSO

CGE é selecionada para Programa de Eficiência Energética

Publicado em

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), em parceria com a empresa Volt Eficiência Energética e Engenharia, teve seu projeto aprovado no Programa de Eficiência Energética (PEE) da Energisa Mato Grosso, por meio de uma Chamada Pública de Projetos (CPP). O projeto prevê a substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED de maior eficiência energética, além da instalação de um gerador fotovoltaico no prédio da CGE, localizado no Centro Político Administrativo, em Cuiabá (MT).

Ao todo, serão substituídas 1.054 lâmpadas fluorescentes de 32W por lâmpadas de LED de 16W, o que vai proporcionar economia de energia e melhoria nas condições de iluminação dos ambientes da CGE-MT.

O projeto contempla também a instalação de um gerador fotovoltaico de 119,365 KWp conectado à rede elétrica. Essa medida permitirá o aproveitamento da energia solar para a geração de eletricidade, o que reduzirá ainda mais a dependência da CGE-MT da rede convencional de distribuição elétrica.

“Essas melhorias resultarão em uma economia de energia estimada em 220,19 MWh/ano e uma redução de demanda na ponta de 2,55KW, contribuindo com a redução dos gastos com energia e preservação do meio ambiente”, destaca o engenheiro Diego Ferreira, da Volt Eficiência Energética e Engenharia, empresa responsável pela elaboração do projeto para a CGE-MT.

Leia Também:  Sema orienta que produtores rurais acompanhem todas as etapas do CAR

O investimento total será de R$ 603 mil, dos quais R$ 15 mil serão destinados pela CGE-MT como contrapartida, abrangendo custos com materiais e equipamentos, mão de obra, transporte e descarte de materiais. A iniciativa conta com o apoio financeiro da Energisa Mato Grosso, responsável por selecionar e viabilizar os projetos de eficiência energética em parceria com órgãos públicos e entidades privadas.

Além das ações de eficiência energética, serão realizadas capacitações para os servidores da CGE sobre o consumo consciente de energia elétrica. “A intenção é transformá-los em multiplicadores desses conhecimentos, de modo que eles possam disseminar práticas sustentáveis na sociedade, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente”, observa a superintendente de Administração Sistêmica da CGE-MT, Roberta de Castro Pinto.

A CGE-MT se inscreveu na Chamada Pública de Projetos da Energisa devido à sua prioridade em promover a sustentabilidade em suas atividades administrativas. Desde 2015, a CGE desenvolve práticas sustentáveis no órgão por meio do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (Programa A3P). Dentre as ações estão a redução do consumo de papel, o descarte consciente de lixo eletrônico e a destinação de papel para reciclagem.

Leia Também:  Moradores de Nova Brasilândia devem cadastrar imóveis para receberem escrituras definitivas

A previsão é que a instalação das lâmpadas de LED e do gerador fotovoltaico na CGE-MT tenha início em julho de 2023.

Fonte: Governo MT – MT

Anúncio

Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA