MATO GROSSO

Corregedoria Participativa fortalece vínculo entre Justiça e sociedade na região Oeste

Publicado em

Nesta segunda-feira (14 de agosto), o programa Corregedoria Participativa promoveu um encontro no Fórum de Mirassol D’Oeste, sob a orientação do corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador Juvenal Pereira. O evento reuniu servidores da Comarca de Mirassol D’Oeste e São José dos Quatro Marcos, marcando o início de uma semana de atividades na região Oeste do Estado. A iniciativa tem como objetivo aproximar o Poder Judiciário da sociedade civil e dos jurisdicionados, reforçando o compromisso com a transparência, participação e aprimoramento do sistema judiciário.
 
A primeira atividade do dia foi o registro fotográfica em frente ao edifício do Fórum, onde magistrados, servidores e membros da comitiva da Corregedoria uniram-se para fotografar o momento. Além do corregedor-geral, também estiveram presentes os juízes-auxiliares da Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ-MT), Christiane Costa Marques e Emerson Cajango, o coordenador da CGJ, Flávio Paiva, a assessora especial da CGJ, Kelly Assumpção, e servidores da Corregedoria.
 
O desembargador Juvenal Pereira deu início aos trabalhos, abordando a importância das correições presenciais, que é uma determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mas também uma maneira de melhorar o diálogo para enfrentar os desafios que magistrados e servidores encontram no atendimento aos cidadãos. Ele também destacou a questão salarial e o novo sistema implantado em relação ao SDCR (Sistema de Desenvolvimento de Carreiras e Remuneração) como política de priorização e valorização dos servidores. “A atual presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino, tem uma visão humanística e se empenhou para atender este pedido”, comentou.
 
O evento contou com a presença dos juízes diretores do Foro das Comarcas de Mirassol D’Oeste e São José dos Quatro Marcos, Dimitri Teixeira Moreira dos Santos e Marcos André da Silva, respectivamente. A juíza Sabina Andrade Galdino Rodrigues também compôs o dispositivo de autoridades presentes.
 
Durante a cerimônia, o corregedor-geral prestou homenagem aos colaboradores das comarcas, reconhecendo o comprometimento dos servidores mais antigos, Paulo Roberto Galeano de Mirassol D’Oeste, e Rosimeire Delfano de São José dos Quatro Marcos. O técnico judiciário, Pedro Gonçalves, falou sobre desafios diários na comarca e falou sobre a iniciativa da Corregedoria. “A vinda da corregedoria é positiva pois podemos falar diretamente sobre a situação da comarca”, elogiou.
 
Os diretores das comarcas, por sua vez, expressaram sua gratidão pela visita e pelo foco na melhoria do sistema judiciário. O juiz diretor de Quatro Marcos ressaltou a importância do programa Corregedoria Participativa em fortalecer a conexão entre a Justiça e a comunidade.
 
Flávio Paiva, coordenador da CGJ, compartilhou sua experiência como servidor do Poder Judiciário e mencionou a trajetória do judiciário mato-grossense em premiações do CNJ. Ele destacou a evolução do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que saiu da pior posição entre os Tribunais Estaduais em 2011, chegou maior pontuação na categoria Ouro entre os Tribunais de Médio Porte, e agora deseja avançar e buscar o nível Diamante.
 
A juíza-auxiliar Christiane Costa Marques falou sobre suas atribuições e as visitas que realizou na comarca: A Polícia Judiciária Civil, onde foi recebida pelo delegado Matheus Prates de Oliveira, 17º Batalhão em Mirassol d´Oeste, conversando com o Tenente Coronel PM Dulcézio Barros Oliveira e a Casa de Acolhimento Renascer.
 
A programação matinal se encerrou com a palestra sobre Gestão de Gabinete proferida pelo juiz-auxiliar Emerson Cajango. Durante sua apresentação, ele interagiu com os servidores, discutindo os desafios enfrentados pelo Poder Judiciário na comarca. O magistrado abordou as metas do CNJ, indicou prioridades, ofereceu insights sobre administração judiciária e coletou feedback das dificuldades relatadas pelos servidores.
 
Visitas Institucionais – Uma série de visitas institucionais marcaram o período vespertino em Mirassol. O corregedor acompanhado da juíza-auxiliar Christiane Marques se reuniu com o prefeito de Mirassol, Héctor Álvares Bezerra, no Paço Municipal. Na oportunidade o magistrado aproveitou para falar sobre a realização da Semana Nacional de Regularização Fundiária – Solo Seguro – que será realizada de 28 de agosto a 01 de setembro, iniciativa que tem como foco a entrega de títulos de propriedade, contribuindo para a segurança jurídica e a regularização de imóveis no Estado.
 
Depois a comitiva se deslocou até a sede da Promotoria para se encontrar com os promotores Tessaline Luciana Higuchi Viegas Devesa Cintra e Emanuel Filartiga. O diálogo institucional visa fortalecer a cooperação entre as diferentes esferas do sistema judiciário, para que a justiça seja entregue de maneira mais abrangente e efetiva.
 
Além disso, acompanhado pelo juiz-auxiliar Cajando, o corregedor visita de cortesia à Defensoria Pública. Foi recebido pelo defensor Carlos Wagner, com quem discutiu questões pertinentes ao acesso à justiça e à assistência jurídica àqueles que mais necessitam.
 
A interação com a sociedade civil também foi uma prioridade nesse dia intenso de atividades. Representantes da 7ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) receberam a comitiva da Corregedoria. Anatoly Hodniuk Júnior, presidente da subseção, e Marlucia Alves de Souza Tolon, secretária geral, compartilharam suas perspectivas e contribuíram com sugestões para aprimorar o sistema judicial local.
 
Ao final do dia, o desembargador, emocionado com o caloroso acolhimento recebido, expressou sua gratidão aos magistrados, servidores e membros da comunidade de Mirassol. Ele reforçou a importância de ouvir a sociedade e compreender suas necessidades, ressaltando que, para o Judiciário, esse é o verdadeiro reconhecimento. O desembargador mencionou os elogios que ouviu ao longo do dia, realçando a relevância desse feedback para a contínua busca pela excelência.
 
A juíza Sabina Andrade Galdino Rodrigues, em nome de todos os magistrados e servidores da comarca, agradeceu o reconhecimento do corregedor pelo comprometimento da equipe em oferecer uma justiça eficiente e acessível a todos os cidadãos. “Essa demonstração de reconhecimento energiza os esforços diários da equipe em busca de uma prestação jurisdicional cada vez mais eficaz e cidadã”, declarou.
 
A comitiva da Corregedoria prepara para seguir em direção a Porto Esperidião, dando sequência à sua missão de estreitar laços, ouvir a comunidade e contribuir para aprimorar a justiça em todo o Estado. Acompanhe programação desta edição:
 
Terça-feira (15/08) – Porto Esperidião
8h30 – Foto Oficial em frente ao Fórum
11h – Reunião com Prefeito Municipal
14h – Reunião com Ministério Público
 
Quarta-feira (16/08) – Cáceres
8h30 – Foto Oficial em frente ao Fórum
11h – SINDOJUS
14h – Reunião com Prefeita Municipal
15h- Reunião Defensoria Pública
16h – Reunião com Ministério Público
17h – Reunião na 3ª Subseção da OAB
 
Quinta-feira (17/08) – Cáceres
Manhã – Visitas institucionais
 
Sexta-feira (18/08) – Cáceres
 
14h – Mutirão Pai Presente
Continuação dos trabalhos correicionais
 
#Paratodosverem Esta matéria possui recursos de texto alternativo apra promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Primeira Imagem. Equipe da Corregedoria e servidores de Mirassol em frente ao fórum, nos degraus da escada. Segunda imagem: corregedor presta homenagem aos servidores da comarca. ele está segurando microfone e usa terno cinza. Ao lado dele estão os juízes auxilaires e juízes da comarca. Terceira imagem: corregedor, Flávio Paiva e juíza Christiane Costa Marques no gabinete do prefeito de Mirassol. Todos estão sentados. Quarta imagem: corregedor e juiz Emerson Cajango com o defensor público local, em frente a sede da Defensoria de Mirassol. Quinta iamgem: Corregedor está em pé. Na foto ele aparece de costas. De frente para ele, sentada, está a juíza Sabrina que fala ao microfone. ao lado dela estão vários servidores da Comarca.
 
Alcione dos Anjos
Assessoria de Comunicação da CGJ-MT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

Leia Também:  Geraldo Fidélis debate ‘Proteção Social na Monitoração Eletrônica’ durante Conferência Internacional

Anúncio

Lucas do Rio Verde

MAIS LIDAS DA SEMANA